HOLOCAUSTO NUNCA MAIS (PSICity) ROTEIRO DE CINEMA (3ª REDAÇÃO) 8

SILVIANA DE BAND

(claramente apreensiva)

Esse vírus maldito se manifesta de repente? Por que não é anteriormente detectado? Com tantos estudos feitos sobre ele, como pode os troplofastos, tro, tro o quê? O que mesmo, doutor..?

DR. TARQUESH LAIRMONEY

(corrigindo-a)

Trofoblastos. Na terceira semana após o espermatozoide ter penetrado e fertilizado o óvulo, quando o embrião dobra-se para formar um “C” (ele faz um “C” com o indicador e o polegar da mão esquerda), nesse momento a cabeça e as pequenas protuberâncias que logo se transformariam nos braços, pernas e olhos, pasteurizam-se. Em apenas noventa segundos o embrião vira “miolo de pão”.

(Um murmúrio de estupefação surge da garganta da maior parte das pessoas presentes no auditório).

SILVIANA DE BAND

(mostrando muita inquietação)

Então é verdade?! Nossa Terra estará praticamente despovoada até meados do próximo milênio.

DR. TARQUESH LAIRMONEY

(corrigindo-a)

Até o final do próximo século.

SILVIANA DE BAND

(desculpando-se)

Me perdoe, do próximo século. É que não estou no meu melhor momento. Com todas essas inquietações sendo jogadas assim na cara da gente sem mais nem menos ficamos sabendo que não haverá mais crianças para alegrar as festas de aniversário e fazer traquinagens nos casamentos... É triste. Inacreditável... É muito triste mesmo...

DR. TARQUESH LAIRMONEY

(a voz um tanto quanto embargada por uma emoção inevitável)

Em uma semana a gestante apresentará sangramento nasal e vaginal como se não estivesse grávida. Então aborta a massa esponjosa cinzenta que na Europa é chamada de “berluskone”.

(Neste momento do debate todos querem fazer perguntas ao mesmo tempo. SILVIANA lembra novamente a importância desse encontro com essa sumidade da medicina).

SILVIANA DE BAND

(repreensiva e docemente autoritária)

Pessoal, vamos manter o controle emocional, senão não vai dá pra continuar a entrevista. — SILVIANA chama a atenção para o novo intervalo comercial e promete que na volta as pessoas vão ver no telão, ao vivo, entrevistas feitas por Paulo Chenko, repórter de rua com perguntas de espectadores nas calçadas do centro da cidade.

98. EXT. CALÇADA FRENTE À FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO. AV. PAULISTA — DIA

PAULO CHENKO

(fazendo entrevistas de rua)

Você seria candidata à mãe mesmo com a ameaça da “amblose disforme”?

INÚTEEN

(sentindo-se provocada)

Ainda nem cortei meu cordão umbilical, cara... E você quer saber se eu quero ser mãe... dá um tempo... Mal me sustento, financeira e emocionalmente, como vou sustentar uma terceira pessoa se não dou conta nem de minha dependência em relação a mim mesma?

PAULO CHENKO

(provocativo)

Você tá vendo aí, SIVIANA? Ela não quer conversa, não. Vai logo para os finalmentes! Ser mãe não é com ela, de jeito nenhum.

PAULO CHENKO

(aproximando-se de outra pessoa em frente à Fundação Cásper Líbero)

Você se candidataria a ser pai mesmo sabendo o que poderia acontecer com sua mulher e ao embrião com a “amblose disforme”?

PROFESSOR

(após se identificar)

Veja, sem a peste “miolo de pão” ter um filho era um problemão. Minha mulher não dá conta nem das responsabilidades do apartamento. Lavar louças, arrumar a casa, essas coisas. Com uma criança aí é que o bicho ia pegar.

PAULO CHENKO

(indagativo)

Ela não gosta de criança, é isso? Não tem pendor materno!

PROFESSOR

(didático)

Eu penso que o cordão umbilical que liga as pessoas à mãe não tem apenas 50 a 60 centímetros. Ele é um cabresto sem medida certa. A ligação da criança, do adolescente, do adulto e até mesmo do idoso com o DNA da mãe, da família, dos antepassados, com o passar do tempo fica mais sutil, mas não desaparece. A gente não é a gente, compreende, tem sempre um ancestral querendo viver através de você, de mim...

PAULO CHENKO

(ironicamente investigativo)

Cara, isso é sério, você está dizendo que somos cavalos de fantasmas? Que dividimos nosso corpo com os interesses de outros parentes que já morreram?

PROFESSOR

(afirmativo)

Não apenas de parentes, com outros seres, de outras dimensões que tentam inserir-se na realidade da nossa vida por serem energias emocionais querendo uma base para participar da nossa realidade. Uma interação carnal interdimensional, você compreende? Acredito que foi aberto um portal interdimensional com outras realidades, de outros lugares que querem agora se inserir na nossa realidade. Fazer parte dela...

PAULO CHENKO

(diligente)

Essa coisa da “Experiência de Filadélfia”? Um portal dimensional que não pode ser fechado?

PROFESSOR

(assertivo)

Você compreende, há cientistas que acham que a abertura desse portal facilitou a entrada nessa dimensão da matéria, não apenas de seres interdimensionais, mas de seres ancestrais, parentes que já morreram... Todos eles disputando um lugar para ficar, um corpo para se instalar, mesmo que provisoriamente.

PAULO CHENKO

(admirado)

É muito louco isso, não é mesmo? Pessoas se surpreendem em locais outros onde já estiveram anteriormente...

PROFESSOR

(saindo da proximidade do repórter)

Nessas condições a “amblose disforme” talvez seja um vírus que está aí para dá um fim nesse caos!

PAULO CHENKO

(em direção a outro entrevistado)

Por favor, você aí garota do “piercing” no nariz. Você pretende ser mãe?

GAROTA DO PIERCING

(aparentando segurança)

Sadomasoquismo tem limite, não é cara? O meu está sob controle. Criança é dose. E essa realidade é dose letal para qualquer criança. Eu nem dou conta do que está acontecendo comigo, esses estranhamentos. Parir um criança num mundo desse? Você tá doido? Ou de brincadeira!

PAULO CHENKO

(provocativo)

Você tem medo do vírus da “amblose disforme”, do embrião virar “miolo de pão”?

GAROTA DO PIERCING

(explicativa)

Não é isso! O feto ouve as batidas do coração da mãe, não é? Se o embrião crescesse e chegasse ao estado fetal ele ia participar de muita adrenalina sobrando na minha corrente sanguínea. Esta semana fui assaltada duas vezes, somando-se às outras, perdi a conta. As leis estão caducas e os políticos não fazem nada, exceto favorecer os bandidos! Esses legisladores perderam a noção de sociedade. Para eles, quanto pior as condições de vida das pessoas, melhor. Facilita a eleição deles. Acho que eles pensam assim. Um filho já nasceria traumatizado num mundo desequilibrado por todo tipo de trauma. Há marginais demais dividindo o espaço das ruas com pessoas que trabalham duro. Talvez até foras da lei de outras dimensões, participando dessa confusão, desse caos.

PAULO CHENKO

(passando a palavra a SILVIANA no estúdio do programa)

Você está vendo, a garota não quer ser mãe de jeito nenhum. Pelo visto está coberta de razões. Que é que você acha, SILVIANA. Contigo a palavra. A bola está com você.

99. INT. ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO DO PROGRAMA. AUDITÓRIO — DIA

SILVIANA DE BAND

(em atitude de contestação)

Eu não acho nada! A opinião é dela!! Mas, pensando bem, uma senhora aqui acabou de informar que, quando estava vindo para o programa, desceu o vidro do carro e espirrou para fora. Um garoto de 14 anos que estava no carro parado a uns dois metros ao lado, no congestionamento da Paulista, olhou para ela do banco do carona e ameaçou: “e aí coroa, tá me cuspindo? Tá maluca, é?” Mostrou uma arma, uma pistola, e disse: “Oh aí maluca! Te controla ou eu vou apagar contigo! Bang, te encher de azeitona! Eu sou de menor, tá sabendo? Posso te matar agora que não acontece nada comigo, sacou? Sou de menor!”. No banco de trás do carro tinha um garoto de uns 12 anos apontando outra arma em direção dela e fazendo que estava atirando: “bang-bang coroa, quer morrer? Eu mato você e comigo não vai acontecer nada. Ééééé! É isso mesmo! É a lei, tá sabendo”? O adulto que estava na direção do carro olhou para ela e disse: “A lei é dura, mas é lei”.

(Apontando em direção ao auditório SILVIANA autoriza uma senhora a fazer pergunta).

EXPECTADOR DO AUDITÓRIO

(dirigindo-se à DRA. IVONETE K. DOUGH)

DRA. DOUGH (a pronúncia é corrigida por SILVIANA), minha filha está noiva e vai casar em breve. Ao engravidar ela vai ser vítima do vírus “miolo de pão”?

DRA. IVONETE K. DOUGH

(ginecologista especialista em aleitamento materno)

O vírus molesta a mãe com sangramento nasal e vaginal na 4ª e 5ª semanas, quando o feto, ou melhor, a pasta virótica cinza é expelida. Pelas novas evidências que estão sendo divulgadas é difícil dizer que sua filha vai ter um bebê.

SILVIANA DE BAND

(parecendo tensa)

DR. LAIRMOONEY, a espectadora TMARA WAYNER, do Jardim América aqui em São Paulo pergunta se o vírus está presente inicialmente nos espermatozoides ou nas trompas de falópio.

DR. LAIRMOONEY

(didático)

As tubas uterinas antigamente chamadas trompas de falópio, têm sete a catorze centímetros e estão na cavidade peritonial no interior do abdômen ligadas ao exterior do corpo pela vagina. As tubas uterinas são células ricas em cílios. Estes, impulsionam as células do ovário em direção ao útero. Esses cílios dificultam a chegada dos espermatozoides vindos do útero, ao interior do óvulo. Mas não impedem a fecundação, devido à grande quantidade de gametas que o macho lança na fêmea em uma única ejaculação. Presume-se que o vírus da “amblose disforme” que invade o óvulo prepara as células receptoras uterinas, no momento da nidação, da descida do feto das tubas ao útero, e em poucos dias impede que o processo de desenvolvimento do embrião se torne um indivíduo completo.

DR. LOCK SPENCE

(tomando a palavra)

Os estudos, baseando-se em certas possibilidades, supõem que o vírus da “amblose disforme” possui a mesma “diagramação” do espermatozoide. Pode ou não está presente nele ou simplesmente se manifesta em interação com o ambiente quente, uterino, após a primeira semana de fertilização.

A teoria do DR. PATHON GADOTTI da Universidade de Chicago é que esses fragmentos do vírus, presume-se provenientes dos espermatozoides, vão interagir com outras frações complementares dele presentes do óvulo no momento da fecundação. Mas isso é apenas uma teoria.

(A platéia volta a ficar rumorosa e SILVIANA chama outra vez a atenção de todos para a necessidade de organizar as perguntas que serão feitas, sob pena da suspensão das entrevistas).

SILVIANA DE BAND

(dirigindo-se ao PASTOR MCKENZIE)

PASTOR, o senhor foi acusado de charlatanismo por bispos de outras igrejas. Eles acreditavam que o senhor estava se promovendo com a peste do vírus “miolo de pão” para proclamar o fim do mundo. Pelo menos do mundo tal como conhecemos agora. Como o senhor explica a coincidência entre seu discurso e o advento da epidemia — não sei se posso chamar de doença infecciosa, “amblose disforme”? E por que Salvador no nome de sua Igreja, se ninguém vai se salvar de não ter mais descendência?

PASTOR MCKENZIE

(explicativo)

A Igreja do Salvador dos Últimos Dias é muito anterior a esses acontecimentos. Ela surgiu no primeiro quartel do século XIX. O sacerdócio é um dom divino: a inspiração profética vem do Espírito Santo. Muito anteriormente à pesquisa científica associada ao advento do vírus da “amblose disforme” eu dizia que, em futuro próximo pessoas vão pensar que a vida neste planeta poderá ter continuidade através da inseminação artificial. O sêmen colhido em laboratório uma vez inseminado em mulheres, não vai permitir ao embrião seu desenvolvimento em feto.

Por que Salvador dos Últimos Dias? Porque esse vírus vai impedir que se instale e propague a ferocidade da dominação alienígena em conluio com os principais governos da Terra. A escravização do Homo sapiens/demens pela New World Order...

A salvação é a do espírito: “Conhecei a verdade e ela vos libertará”. Em João, 17/14-17, lemos: “Eu lhes tenho dado a tua palavra e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tire do mundo mas que os guarde do mal. Não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na tua verdade. A tua palavra é a verdade”. Em nenhum momento usei a Igreja para promoção pessoal. Ou fazer discursos que não se confirmassem na realidade dos fatos.

SILVIANA DE BAND

(firme e decidida)

Agora vamos fazer um intervalo para a chamada de nossos incríveis e criativos comerciais. Fique aí atento na poltrona. Voltamos já-já!

100. INT./EXT. PRAÇA DA SÉ. ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO DO PROGRAMA. AUDITÓRIO — DIA

REPÓRTER DE RUA PAULO CHENKO

(ouvindo uma entrevistada)

Se o vírus “miolo de pão“ vai diminuir a quantidade de predadores dos recursos naturais do planeta, então só pode ser uma boa coisa que vai acontecer. Viva o Vírus!

PRIMEIRO ANÔNIMO

(entusiasmado)

É isso aí. É isso mesmo. Viva o Vírus!

SEGUNDO ANÔNIMO

(ponderativo)

Não sei não! Tio Sam não vai gostar! O mercado de comedores de hambúrgueres vai diminuir muito.

TERCEIRO ANÔNIMO

(fazendo piada)

E o mercado de quem faz boquete em Coca-Cola!

REPÓRTER PAULO CHENKO

(provocando respostas)

Você tá vendo aí, SILVIANA, as opiniões espontâneas também valem. — Aproximando-se de uma jovem que se diz professora, ele pergunta: “Você pretende ter filhos”?

JOVEM PROFESSORA

(parecendo irritada)

Filho? De jeito algum. Nem com, nem sem “miolo de pão”. Não quero uma criança comigo passando necessidade, com o salário que eu ganho e meu marido, que também é professor, parir uma criança nesse mundo é botar peixe miúdo na boca do tubarão.

REPÓRTER PAULO CHENKO

(ironizando a situação)

A maré não está para peixe miúdo, você está vendo aí, SILVIANA, e a senhor aqui, por favor, dê sua opinião para o programa Vesperal da SILVIANA. O senhor está sendo visto no país inteiro, os índices de audiência superam os 70%.

SENHOR ENTREVISTADO

(um pouco tímido)

Meu nome é Carlos Causo Simão Regina, tenho dois filhos de 17 e 19 e uma menina de 15, eu queria saber o que é que causa o “efeito pum” nas mulheres vitimadas pelo vírus da “amblose disforme”.

REPÓRTER PAULO CHENKO

(surpreso)

Essa nem eu sei a resposta, SILVIANA, me socorre, há entre seus entrevistados quem possa explicar esse “efeito pum” do vírus nas mulheres infectadas? Se é que existe mesmo!? “Efeito Pum” que eu conheço são os 1.500 ml de pum que cada pessoa solta por dia e contribui para a deterioração da camada de ozônio. E o aquecimento global. Gases do efeito estufa. Eles têm a propriedade de absorver a radiação infravermelha do dióxido de carbono (CO2) e do metano (CH4) mantendo a temperatura média da Terra em alta. No mínimo uns 15 trilhões de litros de pum por dia. Eu não sei a quantidade de metano que tem um pum, será que alguém aí sabe, SILVIANA?

SILVIANA DE BAND

(meio constrangida)

Eu acho que esse assunto sai da pauta do programa. Ninguém vai parar de soltar pum, disso eu tenho certeza, para diminuir a quantidade de metano na camada de ozônio. Alguém aí dentre os entrevistados se habilita a responder o que é o “efeito pum” causado pelo vírus da “amblose disforme”? DR. TARQUESH, o senhor quer explicar esse efeito?

DR. TARQUESH LAIRMOONEY

(explicativo)

Normalmente o sangue materno e o fetal não se misturam. O sangue fetal, conduzido por duas artérias e uma veia pelo cordão umbilical, fica no interior dos vasos de córion. Ele favorece a passagem de substâncias e gases. A placenta ocorre apenas em mamíferos, é considerada um órgão e não apenas um anexo embrionário. Ela permite a fixação do embrião na parede do útero e realiza trocas gasosas ente o feto e o sangue materno. O vírus da “amblose disforme” impede essas trocas gasosas e os gases são excretados pelo reto sob a forma de bolhas ou glóbulos gasosos.

Essas bolinhas, “pimba”, se dissolvem no ar logo depois de uma ventosidade... Vocês sabem, um pum!

REPÓRTER PAULO CHENKO

(simplificando)

Todo mundo já soltou um pum na vida e sabe como é que é isso. Agora vamos falar com a Lindalva. Ela não é nem linda nem alva. É uma bela morena que estuda administração. Quando terminar a faculdade você e seu namorado estão pensando em casar, ter filhos, é isso?

LINDALVA

(corrigindo o repórter)

Namorada, cara! Sou epilética e lésbica, uso uma droga anticonvulsivante. Minha namorada e eu já somos casadas. Mesmo se eu fosse heterossexual imagina uma criança gestada e criada nessas condições. Sou chegada a um sadomasoquismo, mas não sou fanática.

REPÓRTER PAULO CHENKO

(chegando-se a outra entrevistada)

Dona JULIANA, aqui, por favor, pode pegar o microfone... Ela é mãe de três filhos, ninguém diz, não é SILVIANA? A aparência de garota que vai debutar ano que vem. A senhora ficaria grávida outra vez?

DONA JULIANA

(sem muito entusiasmo)

Moro no conjunto habitacional desses com nome moderno, ter mais um filho pra quê, mesmo que pudesse, pra polícia matar? Dois a polícia matou, o outro está paraplégico. Não estou de miolo mole, já tem muita criança queimando o filme nesse mundo. Com a “amblose disforme” parece que isso vai acabar.

DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 15/05/2013
Reeditado em 21/05/2013
Código do texto: T4292383
Classificação de conteúdo: seguro