Ser Mãe, mais que Ser Humano

Acho que deve ser mesmo difícil esse negócio de ser mãe. Porque se a gente parar pra pensar, constata que um filho não nasce com um manual de instruções. Ainda assim, uma mãe parece saber exatamente como agir. É como se, secretamente, tivesse sido programada para essa função. Claro, ela erra também.Todos estamos sujeitos à isso, e é assim que evoluímos, mas eu tava aqui pensando... Até do erro uma mãe se priva! Ela sabe que o filho aprende pelo EXEMPLO, não pela palavra. (Muito embora a voz de uma mãe aja como nosso "grilo falante", mesmo quando ela não tá por perto.)

Uma mãe nem sempre diz "eu te amo" com palavras. Às vezes é através de um puxão de orelha, de umas palmadas, de palavras duras, que machucam pra valer. É que talvez ela, a mãe, não suporte ver seu filho correndo pra longe da perfeição que viu nele, no momento em que ele nasceu. Mais do que isso, talvez ela saiba que não vai estar para sempre ao lado do filho, e talvez conste naquela programação secreta que ela PRECISA deixar uma pessoa digna, um ser humano descente, uma pessoa de bem. Que ela precisa fazer de seu filho a melhor pessoa que ele puder ser.

Acho que a pior parte deve ser quando o filho cresce, fica "boca dura", acha que sabe o que é melhor pra si e resolve partir. Ela te avisa quando você vai cair e te espera quando você volta chorando, por ter se machucado. E deve doer mais muito mais nela. Certamente, se pudesse, ela evitaria cada sofrimento do filho, mas uma mãe deve também saber que interfirir diretamente seria como romper o casulo de uma lagarta. Então resta rezar, torcer para que o resultado seja o melhor.

Uma mãe aponta seus erros e defeitos, para que você não se esqueça de que pode ser muito melhor do que aquilo. E mesmo quando você roda o mundo inteiro e conhece mil lugares e pessoas, o colo de uma mãe ainda permanece o lugar mais confortável, incrível e seguro.

E pensando mais um pouco... Ser mãe é pra sempre. É tudo pra sempre. Ser mãe é ganhar um passaporte para "tudo eterno". Acho que a dor e a alegria do parto acompanham uma mãe pra sempre, não é só durante a cirurgia.

Não, não deve ser fácil. Uma mãe é como um técnico, um personal trainner que nunca se aposenta.

Uma mãe é a primeira pessoa a te abrigar. E é quem pra sempre te abrigará. Claro, não mais em seu ventre... Mas pra sempre em seu coração.

Parabéns, mulheres "secretamente programadas". Tomara que vocês nunca enxerguem seu papel como vão ou inútil. E que nunca desmereçam o fato de que se tornam seres quase sobrenaturais quando "ativam" o dom pra essa coisa doida que a gente chama de "ser mãe". É que eu tava aqui pensando... E acho que de fato, SER MÂE, está um nível acima de ser humano.

Elen Rodrigues
Enviado por Elen Rodrigues em 12/05/2013
Código do texto: T4287448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.