A Mídia como Influência nos Padrões de Estética de Uma Sociedade
A sociedade capitalista, ao longo dos anos, foi persuadindo as pessoas quanto ao grande crescimento econômico no mundo. Foi surgindo e evoluindo as ciências e tecnologias, tendo o foco nas indústrias de beleza, que foram fortificadas com o também surgimento de meios midiáticos, tornando assim as pessoas ‘’vaidosas’’ e preocupadas com a sua beleza exterior.
Os meios midiáticos, como as rádios, revistas, internet em grande escala e principalmente as propagandas nas Televisões, muitas vezes passam uma imagem ‘’falsa’’, com ilusão da realidade que vestimos, influenciando e fazendo nos preocupar com o nosso corpo, a roupa que usamos e a maquiagem de forma excessivamente, sem necessidade; e assim esquecemos da nossa beleza interior que temos.
Essas influências são notórias, tendo o resultado na obsessão pela magreza, a malhação, cirurgias plásticas, produtos de beleza, entre outros. Por este fato temos o Brasil como um dos países que mais realizam cirurgias plásticas, ficando em terceiro no ranking. Tais cirurgias que muitos fazem em troca de beleza corporal.
Em decorrência de grandes centros econômicos, facilidades do uso de cartão de credito e financiamentos, além do grande poder da mídia, foi designado uma doença chamada Oneomania, que é o consumo compulsivo, em exagero, levando a pessoa em alguns casos a se individar.
Portanto, nesse mundo socioeconômico, é necessário termos de nos conscientizar sobre o que ‘’queremos ou necessitamos’’, por mais que procuramos sentirmos satisfeita com nossa aparência.