QUESTÕES SOCIAIS

A economia é a ciência que estuda a escassez, sabe-se que tudo é limitado, que na vida o que é essencial para uma determinada pessoa é totalmente supérfluo para outra.

O homem possui necessidades naturais e individuais, mas é um ser que vive em grupo, em cooperação com seu semelhante para a satisfação das necessidades sociais. Sendo assim o objeto de estudo da economia diz respeito aos fatores sociais em seu conjunto, às relações sociais e trata das leis que regem a produção, circulação e consumo das mercadorias. O estudo dos fatos demonstra a realidade econômica de cada ser, organização, comunidade, município, estado, país e de todo o planeta. As necessidades básicas para que o ser humano possa ter uma vida razoavelmente saudável, são: Saúde, Alimentação, Habitação, Vestuário, Saneamento, Segurança, Transporte, Cultura, Educação e Lazer. Nem todos os indivíduos de uma sociedade possui suas necessidades satisfeitas. Desta forma a economia averigua e indaga sobre as condições e causas do estado da riqueza da sociedade e dos integrantes que dela fazem parte, e mostra a diferença de uma situação supérflua do que é realmente essencial, ou seja, o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.

A economia indaga como os meios e os modos para aumentar o potencial da riqueza e da sociedade ocorrem. O grande desafio da economia nos tempos atuais firma-se em encarar o desenvolvimento do progresso do nosso planeta, exigindo de toda e qualquer tipo de organização, as estratégias de Responsabilidade Social, para garantir Recursos Naturais para as futuras gerações darem continuidade no progresso coletivo, essa é a verdadeira Justiça Social!!!

Redação concluída e inspirada na Disciplina de Economia.

Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi

Rosa Inês Machado
Enviado por Rosa Inês Machado em 03/05/2013
Reeditado em 04/09/2013
Código do texto: T4272324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.