Viúva Amélia
Amélia estava na varanda de sua casa sentada na cadeira de balanço com vista para o jardim, que estava descuidado e seco quase morrendo agonizando para que chovesse ou Amélia jogasse um pouco de água na terra seca do jardim. Mas ela já não se importava mais se a grama estava seca ou verde, já se passaram nove meses desde que seu conjuge Alberto falecerá de câncer que o judiou, judiou até seu ultimo momento de folego.
Quem cuidava do jardim era Alberto que adorava a natureza e tinha grande respeito por ela, logo após sua partida as árvores e plantas da quela casa já não não recebiam uma gota de água e para piorar era tempo de estiagem. Toda noite antes de dormir Amélia sentava ali em frente ao que restava do jardim com seu chá de erva doce em sua xícara ganhada de presente de casamento á 36 anos atras e ainda resistia ao tempo.
Ninguém sabia oque se passava na cabeça de Amélia em ficar por noves meses sempre em sua cadeira, com seu chá olhando para o jardim pensando em sei la oque. Ela não recebia visitas, já não atendia os telefonemas e só saia de casa para pagar contas e comprar algumas coisas que estavam acabando na dispensa. Não tinha filhos não tinha netos e seus parentes mais próximos moravam a 1.200 KM de distancia. Desde a partida de Alberto ela não recebeu se quer um parente em sua casa, talvez alguns do telefonemas que ela recebe e não atende possa ser um primo, tio, ou um de seus seis irmãos
Essa noite passou do tempo normal que Amélia ficava olhando pro jardim estava frio bem frio e já era tarde e la estava ela sentada. O dia amanheceu os passarinhos cantavam, os primeiros raios de sol entravam pelas grades do muro do jardim. O primeiro vizinho esta saindo para trabalhar, passando em frente a casa de Amélia ele vê algo incomum eram seis e quinze da manhã e la estava ela sentada de cabeça baixa sem agasalhos e pálida pálida . Seu Amâncio parou o carro a cumprimentou da rua, uma; duas; três e quatro vezes:Não obtendo respostas desceu do carro chegou até a grade para ver se estava tudo bem.
Foi então que Amâncio percebeu que algo tinha acontecido resolveu chamar a policia, que ao chegar estourou o portão e perceberam que Amélia estava sem vida e fria como gelo. Essa foi a Ultima vez que Amélia se sentou na cadeira de balanço com sua xícara de chá pra ficar olhando o jardim sem vida e pensando em sei lá oque.