Seria a depilação uma forma de domínio?

Na vida, nem todas as coisas são como gostaríamos. Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos. Nesse mundo, devemos tomar cuidado com aquilo ao qual temos direito legítimo, e com aquilo que apenas gostaríamos que fosse de uma maneira diferente.

Nesse sentido, me deparei com um texto do blog Mulher Alternativa, chamado "Depilação é a burca brasileira: uma menina que mudou a minha vida numa viagem à Tunísia...". Nesse escrito a autora tenta dizer que há uma dominação masculina no fato das mulheres “terem” que se depilar, comparável a que acontece nos países islâmicos com o uso da burca. De fato, os dois casos, no Brasil e na Tunísia, são comparáveis, mas existe muito mais por trás disso.

A Tunísia é um dos poucos países muçulmanos nos quais há a permissão para que mulheres não usem burca, sendo que em muitos desses nem às estrangeiras é dada essa permissão. Logo, se tira do foco o que realmente choca à sociedade ocidental: a obrigatoriedade no uso da vestimenta – e as possíveis consequências da rebeldia.

Poucos criticam o uso da burca por si só, como uma decisão individual da mulher por causa da fé ou tradição, o que se critica é a obrigatoriedade disso. Todo movimento que busca a liberdade de escolher é válido, nobre e bem-vindo, mas nenhuma mulher ocidental é forçada a se depilar. Há, é claro, uma reação da sociedade, mas não poderia ser diferente.

Quase todo membro da sociedade espera algo de você, seja por questões religiosas, estéticas ou qualquer outro conceito, crença. E isso é imutável, é inerente do convívio humano, logo, seria ingenuidade e um esforço inútil tentar alterar. No entanto, o que cria o estado de dominação é quando essa expectativa se traduz em uso de força contra aqueles que se opõem, o que não acontece nem no Brasil, nem na Tunísia, mas ocorre em muitos países islâmicos.

As mulheres muçulmanas são sim mais reprimidas que as ocidentais, mas não porque elas usam burcas ou roupas longas, mas sim porque em muitos locais – na maioria – elas não poderiam usar algo diferente. Essa é a diferença entre a dominação e a liberdade.

http://umolharlibertario.blogspot.com.br/2013/04/seria-depilacao-uma-forma-de-dominio.html?view=sidebar

OtavioZ
Enviado por OtavioZ em 19/04/2013
Código do texto: T4248323
Classificação de conteúdo: seguro