Descaso Total
Tema: A QUESTÃO DO LIXO NAS SOCIEDADES DE CONSUMO
Em pleno século XXI, a sociedade segue bombardeada pelas ideologias do capitalismo e estimulada ao consumismo exacerbado. Desse modo, pode-se visar ao celular de última geração e ao tênis importado sem sequer se importar quanto a durabilidade ou mesmo ao fim adequado ao produto antigo. Essa despreocupação é responsável pelo contingente absurdo de lixo em locais inadequados, depredando paisagens e destruindo teias alimentares.
Infelizmente, só há empenho coletivo quando uma mazela social se encontra em níveis alarmantes. Portanto, é vital fornecer as devidas informações à população, concomitante aos deveres domésticos essenciais, como a separação do lixo. Essa simples tarefa agiliza os processos de reciclagem, por exemplo. Por parte do Estado, deve-se incentivar à síntese de material orgânico e sua transformação em energia; além de outorgar a instalação de filtros nas chaminés de incineradores de utensílios hospitalares.
Opção alternativa se vê no documentário "Lixo Extraordinário" gravado no maior aterro da América Latina até 2012, Jardim Gramacho. Neste cenário, o artista plástico Vik Muniz trabalha envolvendo a arte com o lixo e a vida dos catadores do lugar. Sendo assim, mudar a percepção das pessoas, mostrando um outro conceito para "entulho", pode ser um meio de incitá-las na modificação dessa realidade, em que o lixo sai do lar familiar e é reaproveitado de forma sustentável.
A partir do momento em que o lixo é tratado, doenças, poluição e desgaste ambiental são evitados. Almejando manter a contribuição, esse tema deve ser sempre lembrado, principalmente em escolas. Com a conscientização e colaboração da comunidade e o trabalho efetivo das prefeituras, o processo renderá cidades limpas que respeitam o planeta.
Ótimo final de semana! :D