Competição e falta de compaixão.

A competição é algo que circunda a vida de todos independentes de sexo ou idade. Na família, grupo de amigos, vestibular.. Sempre procuramos nos sobressair de tal forma que possamos ultrapassar barreiras e pessoas.

A ideia da competição vem sendo disseminada em nossas mentes por pessoas mais velhas desde os nossos primórdios. É um principio vital do capitalismo, isso não se discute. Mas em minha opinião deve haver um equilíbrio.

Estava conversando com um adulto hoje, e esse estava falando sobre o extremismo exacerbado dos jovens chineses, que se veem obrigados por sua cultura a competir pela primeira posição, e quando não conseguem muitos se suicidam, com o pesar de envergonhar a família.

Não serei hipócrita de afirmar que não almejo me tornar a melhor naquilo que eu gosto de fazer. Lembro-me da minha felicidade quando fiquei em primeiro lugar na prova de balé. É algo indescritivelmente bom. Mas tanto me incomoda ver que as pessoas tem se tornado cada vez mais egoístas e individualistas à medida que os anos se passam... "Eu, eu, eu, eu". É dessa forma que grande parcela da sociedade tem vivido. A compaixão se torna tão sutil que quase é inexistente e não movem mais um dedo em prol do bem-estar alheio.

Confesso que fiz esse texto por um motivo em especial.

Minha escola promoveu uma campanha de coleta de óleos e incentivou que todos nós participássemos. Muitas pessoas do ensino fundamental participaram e, com um sorriso no rosto, trouxeram suas garrafas para a coleta. Mas infelizmente, poucas pessoas do ensino médio quiseram participar. Algumas disseram que não tinham tempo; embora que para mim o tempo seja apenas uma convenção que pode ser facilmente ajustado mediante nossos interesses.

Outros disseram que não possuem mais idade para esse tipo de projeto; o que eu considero a maior sandice do mundo, pois ninguém é velho ou novo de mais para servir a favor de algo maior do que nós.

E então eu me dei conta de que o mundo não nos estimula a ser solidários. O mundo é competitivo, calculista, frio e ganancioso. Mas temos duas escolhas: Podemos pertencer ao mundo e seguir suas normas padrões ou podemos pertencer ao mundo mas não fazer parte dele. Qual será que vale mais a pena?

J Monsôres
Enviado por J Monsôres em 02/04/2013
Código do texto: T4220342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.