Prefácio do livro Sobrevivendo ao TOC
Prefácio do livro
TOC, um transtorno tão difícil de entendê-lo nos dias de hoje, pois como separar traços de
personalidade, mania e transtorno obssessivo compulsivo que frequentemente é mal julgado,mal entendido e mal diagnosticado.
Uma das características mais marcantes que o indivíduo que tem TOC experiencia é o contato próximo com a sensação de insanidade.
Um dos objetivos do livro é apresentar os processos envolvidos no TOC demonstrando o início do aparecimento dos sintomas, recusa em buscar ajuda, aceitação e adaptação a medicação, o preconceito associado e as reações adversas que o uso do medicamento causa, a busca por profissionais, que em muitos casos leva um longo tempo, a severidade dos sintomas que leva à um declínio social e afastamento de suas funções profissionais, familiares e escolares.
Obras como essas expõem a realidade de alguém com TOC quanto ao sofrimento, as perdas, a loucura, as limitações, mas também as superações, É uma viagem nesse mundo tão distante da realidade que, somente por meio de alguém que viveu isso, pode nos envolver.
A autora foi de encontro às suas próprias dificuldades em encontrar outras pessoas no mesmo nível de sofrimento que a mesma passou e fez com que escrever sua trajetória fosse uma forma de auxiliar outras pessoas.
Com certeza poder transmitir essas experiências e contá-las de forma tão carinhosa e natural, trata tanto quem as escreve quanto quem as lê.
Por isso a obra que segue destina-se a leitura de quem não tem idéia do que é TOC, a quem conhece de vivência e aos profissionais de saúde, tornando assim quem lê mais conhecedor em lidar com seus sintomas, os sintomas de seus familiares, amigos e pacientes.
Boa leitura
Diego Salzgeber Santos
PsicologoCRP 06/69358