A voz do cidadão

A política em um país reflete suas condições sociais, econômicas, de educação e até mesmo a de moradia e vice-versa. É por isso que a participação política é indispensável. No sistema político em que estamos inseridos não existe forma de não participar se há a vontade de que o país melhore já que teoricamente os representantes são escolhidos livremente para exercer a responsabilidade cívica.

A democracia tem como funções proteger e dar liberdade de escolha ao ser humano. E é neste sistema em que boa parte do mundo está inserida, inclusive o Brasil. Logo, viver na sociedade brasileira exige envolvimento político. Não se pode apenas levar em conta as atuais condições políticas insatisfatórias estabelecidas por aqui e não fazer parte, pois é pela própria política que o Brasil e essas condições podem mudar.

Não só escolher bem os representantes e esperar que eles façam o melhor ao longo dos quatro anos de mandado é participar politicamente. E sim, estar presente durante esse tempo com reivindicações, bem como colaborar para projetos e retirar esse controle total das mãos do Estado com a distribuição de o que pode, ou não, ser oferecido à população. É preciso exercer os deveres e direitos oferecidos pela cidadania quanto a isso.

Entretanto, a política parece estar superada no nosso país e a população demonstra não estar preocupada ou não gostar dela. Diferentemente daqui, no mundo temos diversos exemplos de movimentos políticos e sociais contra a tirania. A primavera árabe e “occupy Wall Street” são exemplos atuais de que participar surte efeito direto na política exercida e na forma como os direitos básicos para a população são tratados.

Dessa forma, faz-se necessário acabar com o analfabetismo político e assim educar o indivíduo desde pequeno a pensar como um cidadão. Participar na política é ter voz no país. No sistema em que vivemos, participar na política é a única maneira de melhorar as condições de vida.

Vestibular - tema: Participação Política: indispensável ou superada?