Bom senso e educação

A internet é o maior instrumento da globalização em que todos são capazes de disseminar novas ideias e de se relacionar com diversas pessoas. Ela é capaz de encurtar distâncias tanto físicas quanto, por exemplo, as de aprendizagem e não há forma de ir contra este advento nos dias de hoje. No século XXI assim como um individuo tem documentos como RG e CPF para existir na sociedade, ele também precisa estar atualizado e conectado a rede.

O papel da internet em casos como o "occupy wall street” e recentemente nos casos de indignação social diante da política no Brasil é imprescindível, pois sem a internet, tal número de pessoas não seria atingido e os movimentos não teriam tido tanta força como apresentaram. Igualmente as ideias de cunho social, as concepções sobre pessoas e até mesmo produtos são difundidas sendo verdadeiras ou não, boas ou ruins. Uma vez postado, é difícil prever a abrangência que irá conseguir podendo levar ao fracasso uma reputação.

As redes sociais virtuais são de vários tipos e possibilitam compartilhar fotos, textos e vídeos e em todas elas, é possível compartilhar seu cotidiano e há quem diga que tiram sua privacidade. Entretanto, cada pessoa tem a liberdade enquanto o que postar, sendo assim é a própria que tira sua privacidade. É necessário que entendam que não existe uma diferença do ser físico do virtual, são a mesma pessoa, e tudo que é colocado online tem consequências, é inviável ser anônimo nessas condições.

Existem aproveitadores de todos os tipos na sociedade bem como na internet e por isso é preciso cuidado ao utiliza-la. Os mesmos crimes cometidos antes estão ganhando uma nova roupagem e sendo praticados online e, por isso, houve a necessidade de leis novas direcionadas ao assunto. Há pessoas capazes de rastrear e roubar informações e cometer crimes como o “cyberbullying”, atitudes agressivas contra alguém por um grupo de pessoas; tudo facilitado pelo caráter imediato da internet.

Em conclusão, é preciso conscientizar nas escolas, principalmente, da mesma forma que se faz com outros problemas da sociedade sobre a responsabilidade de cada um perante o tipo de comunicação que se desenvolve online. Também, se faz necessário ficar de olhos abertos ao fato da manipulação que pode ocorrer já que tudo é tido como verdadeiro. Podemos dizer que assim como em todos os outros planos da vida, na internet é preciso bom senso e educação.

Vestibular - tema: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado