A visão de um tabu

Uma das heranças que o ser humano carrega são os valores ensinados por seus antepassados durante sua formação como pessoa. Mesmo que determinadas opiniões mudem mais tarde, muito do que se acredita ser certo se baseia em conceitos antigos e aspectos culturais. Entretanto, atualmente, há assuntos que são capazes de interferir nos costumes e na moral como é o caso da virgindade: não há mais o certo e errado absolutos.

Por divergir opiniões de gerações passou a ser um assunto bastante discutido e exposto até mesmo na televisão aberta. A escolha de manter-se casto, ou não, é exposta em novelas, reportagens e até mesmo em talk shows diversos. Observando os pontos positivos podemos ver que dessa forma é possível transmitir mais informações e alertar sobre o assunto, entretanto em alguns casos a virgindade é banalizada pela mídia.

A virgindade ao longo do tempo foi muito estimada para as mulheres e depreciada para os homens contribuindo para que o assunto ganhasse tamanha proporção. Mas hoje, vive-se uma realidade imoral onde não se enxerga mais o valor da castidade para ambos os lados devido à igualdade cada vez mais presente entre os sexos. Sem fixar uma regra em que tenha espera ou trivialidade, é preciso preservar aspectos íntimos de conduta e ver as consequências da falta de responsabilidade quanto a isso.

Em tempos de permissividade, se faz necessário tratar de tal assunto com naturalidade. E igualmente como se fala da espera, do amor, do respeito, tem-se a responsabilidade de alertar sobre as DSTs, extremamente presentes no cotidiano, e sobre os métodos contraceptivos. Desmistificar os fatos e informação são os melhores caminhos para que o jovem faça as escolhas certas.

A verdade é que um acontecimento como esse envolve sonhos e anseios e causa transformações principalmente emocionais que devem ser levadas em conta. Esse passo pode ser um divisor de águas para a vida e afetar o futuro inclusive as relações interpessoais. Não importa a idade nem as opiniões alheias, é preciso apenas responsabilidade e respeitar a si próprio.