O descaso com a leitura

A leitura nos impõe situações e emoções diferentes do costumeiro e é imperativo dela nos trazer novas ideias e senso crítico. A essa consciência disponibilizada devemos a consciência social perante a sociedade e a busca por transformação. Acontece que no Brasil há uma abordagem canhestra de leitura e de valores mínimos de leitores frequentes, o que é uma explicação para problemas do nosso país.

Mesmo hoje o analfabetismo é elevado para um país que quer crescer e se destacar no cenário mundial. É verdade que o acesso à educação está maior, mas de que adianta se o ensino não melhorou? O desenvolvimento do país depende do cultivo da educação e dos benefícios vindos através da leitura, sendo os dois combinados para que assim pudéssemos elevar o país a uma nação bem-sucedida.

Também se faz necessário as escolas trazerem a leitura para dentro de suas salas não como uma obrigação e sim como uma forma de entretenimento. A educação escolar e até mesmo a familiar têm seu papel no despertar do prazer da leitura, que quanto mais cedo ocorrer, mais tempo para descobertas e enriquecimento cultural o indivíduo terá. Se assim for feito, teremos mais competentes cidadãos libertos do “escuro” tomando decisões corretas.

Outro obstáculo é a tecnologia. Ela modificou todos os aspectos da sociedade, muitos deles para melhor atender nossas necessidades, entretanto disponibiliza acesso ao conhecimento facilitado, diversos resumos nem sempre satisfatórios. Combinando isso à falta de incentivo faz com que o jovem procure essa informação imediata e deixe de ler e aprender.

O conhecimento instantâneo também pode ser constatado visualmente: na mídia, nos filmes, que influenciam diretamente nos costumes da população e disseminam diversos pensamentos. Muitas vezes, jovens deixam de ler um livro para a aula de literatura porque existe um filme sobre o livro e por esse motivo deixa de criar vocabulário e trabalhar a mente. Seria importante usar desses recursos para incentivar a leitura.

Se antes no Brasil lutaram para deixar a leitura e a escrita acessível para todos, hoje está ao dispor e não é usufruído. Perde-se, então, a magia, o mistério, mundos fascinantes que o simples ato de ler nos proporciona. Existem diversos tipos de textos, de livros, autores para todas as idades, de vários gêneros, é só incentivar e saborear tudo o que for oferecido.

Vestibular - tema: O poder de transformação da leitura