Esses quatro dias: Livres para vencer limites.

HEBREUS 12:1-2

Vou tentar expressar aqui nestas linhas o que aconteceu nesses quatro dias no retiro da Igreja de Deus em três corações, Mooca e Osasco.

Para você, que não teve a oportunidade de estar conosco estes maravilhosos quatro dias, vou deixar aqui, um pouco do que consegui separar de uma forma muito especial destes momentos maravilhosos.

Mas faço minha convocação a você, aqui se deliciará somente aquilo que eu escolhi para divulgar, por tanto, não deixe a próxima oportunidade passar, escolha participar do banquete oferecido no encontro, pois, certamente haverá muito mais e você poderá escolher de acordo com suas necessidades.

Antes de dar início ao relato, gostaria que você pensasse em qual é o Limite que precisa ser vencido na sua vida espiritualmente.

E vamos lá então de encontro com as aventuras vividas e ministradas nos dias de 09 à 12 de fevereiro no Sítio Àguas de Siloé:

******************** ********************

“Deixemos todo o embaraço e pecado que de tão perto nos rodeia e corramos com paciência, para a carreira que nos está proposta, olhando para a Jesus o autor e consumador da nossa fé” ( HEBREUS 12:1-2). – Versículo chave.

Alguns jejuaram, alguns cultuaram em vigília semanas antes, para que o evento fosse dirigido pelo Espírito de Deus.

Eu e algumas pessoas, chegamos ao acampamento na Sexta feira dia 08/02/2013, e tivemos o privilégio de ver algumas coisas ainda serem colocadas em ordem. Neste dia já estávamos fazendo parte do retiro e Aproveitando o que nele tinha de bom! Foi então, quando acabou a energia elétrica e eu que estava ali como convidada, visitante, fiquei preocupada, pensando em como seria se isso acontecesse no momento do Culto, pois, estávamos em um lugar isolado, e não tínhamos velas...

Neste dia tive a oportunidade de conhecer uma pessoa que se tornou especial para mim a Raquel – também Visitante.

Com a queda de energia, a maioria de nós permaneceu conversando e alguns adolescentes brincando...

Sim, estávamos com medo de bichos que a qualquer momento poderiam aparecer, algum morcego, ou qualquer outro desses seres voadores próprios do mato, para nos dar as boas vindas!

A programação estava dividida de uma forma muito caprichosa e organizada, diga-se de passagem, em todo o momento senti o zelo e o carinho de quem estava dias a fio preparando tudo para que pudéssemos desfrutar do maior conforto e deliciamos do banquete que o próprio Deus preparou para nós.

Com a programação, tomávamos um maravilhoso café servido das 08:00 às 09:00; às 10:00 tínhamos o compromisso do culto; 12:00 Almoço e tempo livre, com futebol para os meninos, vôlei para quem gosta,a sala de jogos e piscina com um surpreendente toboagua rasga shorts, confesso que foi o maior que já vi e brinquei! 18:00 era servido uma Janta especial, e às 20:00 hora do Culto. Nossos dias foram divertidíssimos.

E os marcantes cultos aconteceram assim:

No Sábado, dia 09/02, apreciamos a abertura do evento com o Pastor Silas – pastor da Igreja de Deus de três corações-

De início nos fez a seguinte pergunta: O que você quer levar desse encontro?

O tema deste culto foi AS APARÊNCIAS ENGANAM.

Dentre algumas coisas ditas, destaquei três perguntas:

- Qual é o Seu Limite?

- Como anda a área espiritual de sua vida?

- Quanto tempo tem dedicado para um contato e comunhão com Deus?

Também achei interessante seu alerta aos presentes: FAÇAM SUAS ESCOLHAS E ESCOLHA SUAS AMIZADES!

Também passou um vídeo para reflexão o qual eu denominei de “ o Cantor de Óperas que vendia celular.”

Dele consegui extrair duas lições:

• Para cantar precisa ter voz e não roto bonito – Ouse conhecer o conteúdo a não julgá-lo pelas aparências.

• Um pedacinho de carvão pode se tornar um diamante. – Somos muito precisos para Deus apesar de aparentarmos seres insignificantes.

Foi uma benção! Se você já está com vontade de participar do próximo, se prepare por que tem muito mais delicias para compartilhar contigo.

No culto noturno tivemos a ilustre presença do Pastor Sidnei - Igreja de Deus em Osasco- com a missão de nos apresentar o tema:

DERRUBANDO MURALHAS

Pergunta para uma reflexão de inicial: Qual muralha você precisa derrubar?

Falou-nos sobre uma muralha que Paulo instruiu seu discípulo Timóteo – 2 Timóteo 2:22;

Exortou-nos para a liberdade da qual fomos chamados – Gálatas 5: 13

E nos apresentou algumas muralhas que podemos encontrar – Gálatas 5: 18-21. Cuidado com elas!

Apresentou alguns personagens Bíblicos que enfrentaram muralhas como Sansão que escolheu a mulher de outros povos e como não derrubou essa muralha sofreu consequências tristes.

José do Egito que enfrentou muralhas, mas superou por que perseverou nos mandamentos de Deus.

Jó, derrubou uma grande muralha e se alegrou com o resultado sete vezes mais.

E para finalizar nos deixou um conselho: Para derrubar muralhas haja com a Paz de Cristo e Sejam Agradecidos – Colossenses 3:15.

O Pastor Silas nos acrescentou dois maravilhosos lembretes: Gálatas 5:1 e João 8: 34-36. Alguém falou fala Deus? Se não fui eu quem pensou...

Não mencionei anteriormente, mas nossos cultos sempre iniciavam com um digníssimo louvor de músicas selecionadas e equipe muito bem preparada. E este momento diziamos o versículo chave do encontro.

Que no segundo dia, 10 de fevereiro, a referencia já estava muito bem decorada pela garotada: HEBREUS 12:1-2.

Neste dia então a presença gostosa do Pastor Edmilson – da Igreja Batista do Grajaú e sua simpaticíssima esposa. O tema deste culto foi;

LIBERDADE X LIBERDADE

Deliciosamente nos apresentou 1 João 2:14, destacando o que João fala aos Jovens, < Jovens, eu vos escrevi, porque sois FORTES, e a palavra de Deus permanece em Vós, e tendes vencido o Maligno.>

E foi lançado então o segundo grito de guerra dos Jovens: os jovens são? FORTES! ( o primeiro já com seu lugar garantido era HEBREUS 12:1-2).

E então fez a pergunta: Por que as forças armadas, ao recrutar soldados não o fazem com pessoas de meia idade?

- por que os jovens têm: força, energia, vigor, trabalho, são cheios de vida, sempre dispostos a aventurar, são rápidos, inquietos, inteligentes, descontraídos, alegres corajosos, etc.

Disse ainda algo que achei muito importante: Os jovens são Inquietos e cheios de força com muita disposição e por isso ele precisa de conselhos por que há uma grande diferença entre ter ação e ser agitado. A agitação faz barulho, pode causar destruição, provoca má impressão e é um impulso. Enquanto a ação é a arma necessária para vencer ao medo. ( notem que as palavras foram totalmente adaptadas).

Os Jovens são? FORTES!

Mas apesar de os jovens serem... FORTES! Existem os Jovens anêmicos: muitos jovens sofrem de anemia espiritual e por isso, tem estado fracos. Precisam tomar a vitamina BO ( Bíblia e Oração). Neste momento nos recordou aquele corinho da infância – leia a bíblia e faça oração se quiser crescer...

Disse ainda que para vencer, precisamos da armadura de Deus que encontramos em Efésios 6:11-17.

E finalizou apresentando os quatro pontos necessário para a liberdade dos jovens:

- Ser firme – Daniel 1:8

- ter coragem e fé – 1 Samuel 17:36-37

- Ser forte – Josué 1:9 e 1 joão 2:16( por que o jovem é? FORTE!)

-Fugir das paixões – II Timóteo 2:22; João 8:36; I João 5;19.

***

O Culto da noite, me perdoem todos os demais preletores que carinhosamente prepararam e sobre a orientação de Deus nos levou a mensagem, mas este foi o momento impactante do retiro. Por que a mensagem foi vivida no momento de sua exibição. Foi a razão por que este texto está sendo divulgado!

Estávamos no segundo dia de retiro, para alguns já era a terceira noite. À tarde quando íamos ao banho, a energia se foi com a chegada de uma forte chuva, dando muito mais emoção no momento. Graças a Deus no sítio havia um chuveiro a lenha e deu para tomar um banho quentinho... O que não contávamos e esperávamos era que a energia não voltaria antes do início do culto. Eu não percebi, por que o sol ainda estava radiante ao parar a chuva, o dia aparentava uma beleza que disfarçava a escuridão que nos esperava. Logo que jantamos, nós, cerca de 180 pessoas nos sentamos com nossas bíblias nos bancos aguardando...

Me recordei de quando criança e ficávamos sem luz, esquentávamos água na chaleira e nos trocávamos no escuro, precisávamos antecipar o banho para conseguir calçar o mesmo sapato nos dois pés, alguns de nós adolescentes, resistíamos e mamãe uma mulher cheia de fé e sabedoria nos falava: NO ESCURO TAMBÉM AS PESSOAS CARECEM DA LUZ DE CRISTO! E nossos cultos aconteciam à luz de velas. Mas cá entre nós isso acontecia com muita dificuldade em uma cidadezinha pequena de Minas Gerais, onde estávamos acostumados à falta de energia e nesses dias havia meia dúzia de pessoas na igreja. Mas Em São Paulo? Não em São Paulo com 180 pessoas acostumadas à abundância de energia elétrica. Pessoas que muitas vezes esquecem às luzes acesas quando saem do ambiente. Isso não seria possivel, Como realizar um culto no escuro para todas essas pessoas?

Não sei o que todos aguardavam, mas eu já estava aguardando algum líder dizer:

- Bom, gente, já que estamos em um ambiente escuro, sem condições para seguirmos a nossa programação, subam todos para o quarto ou permaneçam em pequenos grupos, orando e compartilhando testemunhos. Vamos pedir a Deus para interferir com seu grande amor, para que possamos cumprir com o planejado, pois, o script já foi escrito! Tomem cuidados com as crianças, e não se mexam muito, a qualquer momento pode aparecer um bichinho que não foi convidado e podemos ter problemas...

Éh, se Jesus estivesse fisicamente entre nós, poderia me chamar com grande razão de hipócrita, homem de pequena fé!

Quando eu terminei de dizer para Raquel: já que não vai ter culto, vou subir para dormir... Meus olhos viram o Surpreendente!

Não conseguirão imaginar que lindo foi! – Não Deus não nos mandou energia! – quando acabei de fechar a boca percebi que um grupo de adolescentes e jovens, se não me engano, um total de 15 pessoas, o pessoal da Mooca, que havia preparado tudo pois eram os convidados especiais a ministrar o culto daquela noite! Pessoas que zelosamente haviam preparado toda a programação e, que tinham toda a razão para sairem frustradas dali, Mas estavam muito animadas e cantavam ao senhor, como um grande coro, puxaram com palmas e vozes os hinos iniciando o culto daquela noite.

Como se não bastasse essa prova de que os jovens são FORTES, o tema da noite com a direção do Pastor Thiago – Igreja de Deus na Mooca – era:

SUPERANDO LIMITES!

E foi exatamente isso que fizemos naquele momento, Superamos os limites da mordomia, da energia elétrica, Os Jovens puderam sentir o que é superar um limite! Já que TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.

O Pastor muito bem preparado nos transmitiu a palavra que nos era necessária aquele momento, e usou a circunstância, para nos remeter à igreja Primitiva, Igreja de Atos. Você consegue visualizar que gostoso e quão edificante foi aquele culto, iluminado por lanternas e luzes do celular? ( um detalhe, dentro do templo o celular só tina uma função: iluminar! Pois, não tínhamos sinal de rede para qualquer operadora dentro do templo!).

Imaginei Paulo falando à multidão, jovens, vocês precisam ter um alvo a ser alcançado antes de querer superá-lo, precisamos de persistência! Estão preocupados com as lamparinas que se apagaram? Com a falta de Azeite? Pensem vocês, Se Jesus tivesse desistido de mim só por que era um perseguidor de cristãos, hoje não estaria aqui exortando-vos ao arrependimento...

E de uma forma simples sem alguma tecnologia à nosso favor, o pastor Thiago, nos apresentou os seguintes detalhes:

- você pode ser usado por Deus – e isso é Superar um limite!

Precisamos para superar limites :

- ter um alvo;

- ser persistente;

- E ter Coragem.

Por que os jovens são? FORTES! – é Pastor Edmilson, esse grito de Guerra ganhou o segundo lugar!

E finalizou nos lembrando de que precisamos ser agradecidos SEMPRE, Gálatas 5: 20 – 21.

Dois gritos de guerra e um lindo movimento que reafirmou que podemos Superar nossos limites! Superamos o limite das Palmas! Foi muito lindo! Palmas, apenas palmas, que expressavam a alegria e a gratidão por tão precioso presente! Quem nunca teve vontade de se sentir dentro da igreja primitiva? Esse era nosso cenário natural!

Se Deus falou nesse culto? Não tenha dúvidas, não só falou como foi específico à cada jovem que estava ali presente. e como bem disse o Pastor Silas, Não faltou Luz, faltou energia elétrica, por que a abundante Luz de Cristo preencheu corações naquele lugar!

No terceiro dia, 11 de fevereiro, pela manhã, recebemos a palavra descontraída e séria do pastor Elias – também da Mooca!

Com o tema :

PERFIL DE UM VENCEDOR!

O Pastor nos arrancou muitas gargalhadas e também nos fez refletir muito!

De entrada nos ofereceu Hebreus 10:16

Depois então puxou a toalha deixando que cada um escolhesse sua parte no banquete dizendo:

LIMITES SOMOS NÓS QUE COLOCAMOS!

Achei interessante e gostaria de destacar. Um limite que colocamos e além de trazer frustração e desanimo faz com que pessoas confundem a presença de Deus com a emoção que sentiu!

Sugestão do pastor: Quebre o limite da Emoção! Você não deve sentir JESUS, você deve crer em sua presença! Na bíblia encontramos que Onde tem um Justo tem a presença de DEUS, por tanto onde você está DEUS também está e isso independe se você o sente ou não, se te causa arrepios na espinha ou grande alegria, ou se sua vida aparenta estar normal! Deus está aqui, e você só precisa Crer!

Também resaltou que q vencedor é aquele que Jesus perdoou os pecados!

Nos apresentou I Samuel 16: 1-18

E destacou as características de um Jovem vencedor, DAVI.

• Ativo

• Prudente

• Ordenado

• Chega pronto para ajudar.

O problema do perdedor é o vencedor! I Samuel 17:28

O vencedor não aceita afronta do inimigo! – I Pedro 5:8; Tiago 4:7.

Só existe um jeito de resistir ao diabo, sujeitando – se humildemente a Deus!

Ao finalizar, o jovem pastor Elias de 54 anos, nos desafiou a sermos todos vencedores, alguns jovens do Marcilac foram à frente atendendo ao convite de entregarem suas vidas a Cristo, e mais uma vez meus olhos se lavaram com a emoção de um grupo de Jovens que foram a frente como uma família que se alegra com a chegada de um parente distante, um abraço comunitário representando o pode contar comigo! O Amor e o carinho de família! Uma cena linda e nova aos meus olhos!

No culto da noite, recebeu como tema A NOITE BRASILEIRA, e além de vídeos apreciamos uma pantomima, onde apresentava aos jovens os limites impostos pelo mundo que estamos sujeitos diariamente e que nos impedem de vencer. Neste dia, ouvimos vários testemunhos lindos e impactantes. E o que mais me mercou neste culto, foi a fala de um dos jovens, que se dirigiu aos amigos ainda não convertidos, dizendo “ Deus tem muitas coisas maravilhosas para vocês também, e eu não vou desistir de nenhum de Vocês!”

No terceiro dia eu e meu namorado, já namoramos à seis meses e meio, fomos apresentar nosso relacionamento a Deus, e com as alianças de compromisso oramos com toda a igreja, ninguém sabia que isso iria acontecer, pois foi com o mover de Deus, com as mensagens direcionadas, que tomamos a atitude de pedir a Deus que tomasse a frente do nosso relacionamento. Conversando com o Pastor Silas, o desejo que sentimos, foi proposto que oraríamos no culto pela manhã, que estaria sob direção da Igreja de Três Corações, porém com a queda de energia na noite anterior a equipe da Mooca, que já estava preparada, foi à frente Ministrar o louvor e antecedendo à esse momento especial cantaram “ Aliança de Amor!” muito sugestivo para a oração pelo casal, e não é que Deus já havia preparado tudo! Foi esse o motivo que quero registrar as palavras do pastor Silas – Deus Fala nos detalhes!

Mas como tudo o que é muito bom também tem seu fim, chegamos ao 4º dia, com muita energia, alegria, disposição e vontade de ficar mais uns dias colecionando bênçãos e maravilhas, mas se ficássemos quem viria contar as maravilhas? Então ainda alegres nos atentamos as doces palavras do respeitoso Pastor Arminio, que discorreu sobre o tema:

VENCENDO LÁ FORA!

Eu não conheci meus avós e digo a vocês que gostaria muito de tê-los conhecido! Queria ter acariciado suas barbas brancas e dormido ao som de sua voz pacífica... Queria ter podido sentar em seu colo, só para ouvir suas sábias palavras de alguém já vivido... e foi essa a sensação que tive quando nos contava sobre os três jovens que venceram na vida cotidiana, fora do retiro!

Denominou José de Filinho de papai e se quiser saber o porquê esteja à vontade para ler Gênesis 37.

Quando você é submisso a Deus, Ele tem planos maravilhosos para você e poderá fazê-lo parte de uma história lembrada por anos.

Depois nos apresentou Moisés, o instruído “neto” de faraó – os planos de Deus não se frustram por causa do homem!

E por último o queridinho do papai, o amado de Deus, não perca, leia a história completa no livro de Daniel!

Daniel não quis perder os bons costumes! Você também é um queridinho de Deus, Ele só está esperando você não se contaminar com os banquetes do rei deste mundo!

Também neste dia tivemos o privilégio de ouvir o testemunho da Pastora Lilian, que muito nos edificou, demosntrando o Amor de Deus que usa pessoas como nós para cuidar do que Ele tem de mais precioso, Suas Ovelhas!

E esses foram nossos quatro dias de abastecimento das energias. Dias únicos que nos farão cantar: "Senhor Valeu a Pena. Já valeu a pena mesmo!"

Antes de dizer tchau, gostaria de compartilhar algo:

Quando entrei àquele retiro, estava me sentindo como um doente ligado à aparelhos, e que um simples click, poderia ser fatal. Mas da mesma forma que muitos se reanimam mesmo estando respirando apenas por aparelhos. Assim me sinto hoje, estava ligada a um aparelho chamado comodismo dominical, onde os cultos de domingo só serviam para permanecer enviando uma quantidade necessária de oxigênio para que não fosse decretada morte, cheguei inclusive a dizer, que sou cristã por conveniência que não sei mais o que é certo ou não, quando a pastora Lilian me disse que eu estava correndo o risco de morrer espiritualmente. Mas, depois deste momento, depois de ouvir um jovem dizer: “ vocês não desistiram de mim, e eu não vou desistir de ninguém!” reacreditei na existencia pura e linda do Amor, este AMOR que vem de Deus para todos, pela graça salvadora de Cristo Jesus e que precisa ser levado aos que ainda não escultam serem chamados de Filinhos amados, entendi que Deus não desliga o aparelho de um filho, a não ser que seja para receber alta do estado doente.

Queridos, eu creio na palavra de Deus que diz: “ ensina o menino no caminho que ele deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” ( Provérbios 2:6) por isso estou aqui relatando essas maravilhas!

Esperamos você no próximo!