De olhos bem abertos
“Os vícios vêm como passageiros, visitam - nos como hóspedes e ficam como amos.” É com estas palavras de Confúcio que podemos definir o atual contexto social: demanda de tecnologia e acesso rápido a informações. Contudo, o grande avanço não é de todo positivo, uma vez que há os “criminosos virtuais” agindo quando o assunto é difamar algo ou alguém.
O índice de criminalidade em nosso país vem crescendo com o passar dos tempos. Não há uma legislação específica para combater os crimes virtuais, pois muitas vezes apresenta o anonimato e não se torna fácil encontrar os culpados. Refletimos na questão de que alguns sites por serem perigosos ao público podem deixar parte da população vulnerável aos milhares de vírus presentes e a famosos “hackers”.
Casos contendo acesso à intimidade de famosos ocorreram devido à falta de cuidados de usuários da rede: Harley Willians, Scarlet Johannson, Miley Cyrus e o recente de Carolina Dieckmann, por exemplo. Algumas consequências voltam – se para prejuízos à imagem, falta de privacidade, roubo de arquivos pessoais e de identidade, principalmente.
Em síntese, podemos retratar que os crimes na internet podem extinguir - se, caso seja elaborada uma lei específica e a já existente “Lei Azeredo” seja mais aprimorada. A troca de senha de tempos em tempos das redes sociais e a não divulgação de fotos íntimas a sites ou a pessoas, também são medidas necessárias. Punir criminosos que cometam crimes daria um ótimo exemplo para a sociedade quando o assunto é proteger a população.