A VIDA DA PALAVRA
Eles chegam,ruidosos e irrequietos,enchendo a sala de aula com sua energia contagiante.Alguns,seguros e confiantes,outros tímidos e assustados.Tão diferentes,e tão igual em tudo!Muitos,pela primeira vez na escola,e já na Classe de Alfabetização.O coração acelerado,a respiração ofegante,o choro contido,o medo do desconhecido...É hora de deixar pra trás a família para,sozinhos,vencer o enorme desafio que têm pela frente.
E lá estou eu para recebê-los,a mesma velha emoção de sempre!
Pouco a pouco vamos nos conhecendo.E,juntos,vamos descobrindo pequenos segredos que nos permitirão decifrar os "códigos" que lhes abrirão as portas para a vida.Passo a passo,vamos avançando,rumo ao fascinante mundo da leitura.E um dia,como que por encanto,eles estão lendo.E as palavras ganham vida,enchendo a sala de aula com seus muitos sons e cores.
É impossível não me deixar envolver nesse turbilhão de emoções,de novas e maravilhosas descobertas que parecem não terminar nunca.
As palavras,antes mudas e sem vida,como que à espera do grande momento,ganham enfim significado - e uma sonoridade que parece música aos meus ouvidos.
Há trinta anos tenho estado no meio deles.No entanto,é sempre como se fosse a primeira vez.Muito mais aprendendo do que ensinando,na maioria das vezes mera expectadora do milagre da vida que é a alfabetização.É como e a mim fosse dado o privilégio de retirar-lhes a venda dos olhos,de mostrar-lhes o colorido e risonho mundo das palavras,que se eterniza ao longo dos séculos,e transcenderá aos homens!