Pra qui nós que o professor, se nós tem o Google ?
Informação não é formação...
Na era da comunicação, a informação está na vitrine, mas nem sempre temos a formação para utilizá-la coerentemente como instrumento do saber. O saber que é o sabor da experiência e da reflexão, se adquire como que se degusta o alimento, mesmo se repudiamos esse sabor, por não gostarmos dele.
Aprender e ensinar são opostos? Ou são complementos do processo?
Para saber tem que querer. Tem que desejar. Como ensinar quem não quer aprender? Estas são questões que se impõem ao professor no seu dia a dia. A arte de ensinar não se faz sem reflexão. Leva- nos a
pensar sobre nossa metodologia. Coloca tarefas de saber avaliar, de saber pesquisar, de saber conquistar e porque não dizer saber seduzir. Seduzir quer dizer trazer pra si. Trazendo o aluno pra si o professor consegue ensinar.
Ao ensinar o professor também aprende. Aliás segundo Richard Bach: " aquilo que você mais sabe ensinar é aquilo que você mais precisa aprender" . Aprende que avaliação é processo. Que conhecimento se adquire na escola e também na vida. Que o aprendizado da vida pode ser ampliado na escola. O professor ao ensinar matemática também está falando a liíngua portuguesa, se situando no tempo e no espaço, misturando- se na química, interagindo na física do dia a dia. E porque não fazendo poesia?