Numa sociedade organizada por injustiças, como podemos amenizar os problemas sociais?

Podemos amenizar os problemas sociais investindo em educação. Com isso, conseguiremos, por um lado, conscientizar as pessoas quanto às origens das injustiças que ocorrem na nossa sociedade, e por outro lado, tentar identificar e reduzir as suas consequências que causam problemas.

Conscientizar as pessoas sobre as injustiças ajuda a incentivar a reflexão sobre o modo como a sociedade se organiza. Também permite às pessoas compreender como é o funcionamento da nossa sociedade que se organiza com base em pressupostos e discriminações de base social que configuram injustiças. Um exemplo disso é a desigualdade econômica e social que impera no país, sobre a qual uma conscientização por meio da educação pode ajudar as pessoas a compreender as causas e trabalhar pela eliminação ou minimização delas.

A educação também pode ajudar as pessoas a refletir sobre as consequências das injustiças sociais. Se, depois de identificar as causas e origens dessas circunstâncias, as pessoas forem capazes de se conscientizar sobre os efeitos e consequências delas, é possível que o conhecimento do processo como um todo permita a elas o entendimento de quais efeitos geram problemas e precisam ser reduzidos. Por exemplo, em relação à desigualdade econômica e social, um efeito direto é a falta de oportunidades para parte da população, falta essa que precisa ser resolvida ou amenizada, seja atuando sobre as causas, seja atuando sobre as consequências com ações afirmativas.

Por isso, a educação tem potencial para amenizar os problemas sociais. Por um lado, a conscientização sobre as injustiças, e por outro lado, o entendimento das origens dos problemas sociais e seus efeitos e a reflexão sobre eles, ambos podem ajudar a minimizá-los.