"Adamastor da linguá portuguesa" Tema 2012 UFRGS
A linguá portuguesa falada no Brasil tem sua estrutura e pronuncia diferenciada do português de Portugal ou de Moçambique sendo que são o mesmo idioma. A diferenciação nas linguagens ou gírias de alguns países que falam português acabam por colocar estas normas cultas em evidencia, tendo em vista que sem uma norma padrão a linguá perde seu valor e sua compreensão entre os mesmos.
A grande figura do "adamastor da linguá portuguesa" nos aterroriza nos dias de hoje onde era para nos sentir seguros, pois a identidade brasileira é configura através da linguá falada ou expressa pela escrita as quais não estão sendo mais valorizadas. Pleno século XXI o Brasil enfrenta muita desigualdade social, decorre dai que o ensino publico não se iguala ao privado, onde trabalham os melhores profissionais da educação. Uma vez que o governo acaba por desvalorizar os professores da rede publica, não pagando-os adequadamente e não promovendo cursos obrigatórios para que renovem seus conhecimentos de suas matérias ensinadas nas escolas e sim deixando-os ao léu assim o Brasil acaba tendo dificuldades na escrita,na medida que é uma realidade assustadora onde a media mundial da educação básica dos 20 melhores países é 6 de 10 e a nossa nação está com média de 3,7 notas divulgadas pelo IDEB de 2011.
Nossa nação tem que se impor a está educação precária, mas para isto não pode-se ficar de "braços cruzados". A população tem que agir como uma igual cobrando melhoras do governos na educação, mas também buscar cuidar da educação de seus filhos em casa, apoiando e motivando os seus estudos.