A cor do amor

Você está andando tranquila na rua e de repente o vê. Você começa a se sentir tonta, seu coração dispara, vem o frio na barriga, a sensação enérgica, o rosto fica ruborizado e as mãos, úmidas. E pronto, você já sabe que está apaixonada. Desde que o conheceu, você não conseguiu mais dormir direito e vivia perdendo o apetite. Mas por que isso acontece?

Acontecem as reações químicas. A dopamina, considerada o elemento químico do prazer, produz a sensação de felicidade, e a norepinefrina, semelhante à adrenalina, causa a aceleração do coração e a excitação. E todas essas reações ocorrem por causa delas. E nessas reações é onde mora a graça em estar apaixonada, a graça em estar amando. Afinal, o que é o amor senão a cor nas nossas vidas? Cor essa que enche os nossos olhos e nos traz sensações incríveis.

A exclamação do primeiro homem a ver o nosso planeta do espaço foi “A Terra é azul!”. Tal exclamação revela o fascínio que a cor exerce sobre nós, como ela mexe com nossas emoções. E mais uma vez, as cores que enxergamos todos os dias, seja pela vivacidade de estar apaixonado ou por pura apreciação, são resultado do desenvolvimento da Química.

Foi através da Química que o homem conseguiu reproduzir os magníficos tons e cores gerados pela natureza, além de criar novas e infinitas tonalidades. E essas cores influenciam em nossa conduta, conseguem revelar o nosso estado de espírito, o nosso estado de saúde e até mesmo as nossas emoções. É possível notar que um espaço preto, torna-se pesado, triste e tenebroso, e já um espaço branco, torna-se limpo, claro e alegre. Diversas experiências comprovam a influência das cores no comportamento das pessoas.

A percepção do mundo que nos rodeia só é possível graças à reflexão difusa da luz pelos objetos, que quando alcançam os nossos órgãos visuais determinam a sua cor. Sendo assim, vemos os objetos porque eles enviam luz aos nossos olhos. Vemos as cores. Cores essas que são de vital importância na nossa vida. Qualquer forma de vida depende da existência da luz e da energia das cores. A luz e as cores são transmissores de informações energéticas. Isso pode ser feito pela aplicação das mesmas, pela visualização delas, pela meditação com cores e também pelos alimentos que ingerimos. Um cientista alemão, Lichtenstein, provou que o nosso sistema digestivo também reage à elas.

Quadros, assim como tudo onde existe cor e formas, nos colocam em algumas situações e provocam emoções particulares. Vejamos por exemplo pequena pintura de 77 x 53 centímetros, do famoso Leonardo da Vinci, que além de pintor foi também químico: Mona Lisa gera um sentimento intrigante há 500 anos. Um sorriso que toca de leve aqueles lábios. Enigmático, dúbio. Mona Lisa veste roupas nas cores vermelha e verde, as duas cores fundamentais e as duas mais poderosas forças da Alquimia. A pele tem uma coloração esverdeada, causada pela limpeza exagerada. Além disso, Leonardo utilizava cores muito mais sombrias do que suas contemporâneas em todo o quadro. Outros exemplos do nosso cotidiano são as roupas, calçados, artigos de moda que todas as temporadas mudam as cores e formas e na decoração de cômodos de casas que são como as telas: originam emoção. E isso é possível apenas através dos corantes e pigmentos desenvolvidos através dos estudos de químicos durante a história da arte em qualquer área que seja.

Cores com o sinônimo de sensibilizar e emocionar lembram a magia dos espetáculos de fogos de artifícios, presentes principalmente em noites de fim de ano, nos fins de campeonatos de futebol, nos parques de diversão e em outras celebrações da emoção, muitas vezes expressando a felicidade do ser humano. Magia que quanto mais colore o céu mais bonita é. E são produzidas a partir da química. Cada cor desse artigo vem de uma substancia diferente misturada à pólvora, material, assim como os fogos, descoberto pelos chineses há mais ou menos mil anos. Hoje em dia é usada a pólvora negra, também chamada de pólvora cintilante, com lítio para o vermelho e bário para o verde, por exemplo. E quando essa pólvora queima, a temperatura aumenta e os átomos do elemento químico ganham uma energia extra, que é então transformada em luz.

Foi, talvez, motivado pela cor da maçã que o homem cometeu o seu primeiro pecado. A maçã é de cor vermelha, que simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo. Então, quando Adão rouba o fruto proibido, é quando o homem comete o seu primeiro pecado.

Desde cedo nós aprendemos que cada coisa tem a sua cor, mas por que tudo tem de ser desse jeito? Que tal mudarmos a cor do mundo? Pintar o sol de azul, de vermelho o luar, deixar mais branco o céu, de amarelo todo o mar, colorir o que não tem cor e pintar o mundo só com a cor do amor?

Cada amor tem uma cor, cada beijo tem uma cor. Se pudéssemos descobrir todas as cores do amor, saber se é branco como a paz ou azul da cor do mar.

Entretanto, só quando a humanidade entender que independente do significado da palavra cor, não é a cor ou a raça que importam, passará a ver que a única cor que na realidade tem valor é a famosa cor do amor.