Protagonismo juvenil: o jovem na sociedade

Grande parte da população enxerga a juventude como desinteressada, e com pouca cultura em relação a política e, a diversos assuntos. Entretanto, jovens de vários estados fazem parte do chamado “protagonismo juvenil”.

Este nome foi dado, para caracterizar aqueles jovens que lutam com competência por seus direitos individuais – ou os direitos da comunidade em que estão inseridos –, e acreditam que a participação é o fator principal para gerar mudanças na realidade social.

Além disso, este tipo de pensamento inovador, para a população juvenil, pode trazer inúmeros benefícios, como o amadurecimento e aprendizado que serão de extrema importância na vida adulta, e também gera uma forma de pensar diferente e mais humana, em que acreditam que os problemas políticos, sociais e étnicos são de interesse geral, e não apenas do Estado.

Conclui-se, portanto, que a cidadania é ter consciência de seus direitos e deveres, e é necessário participar ativamente de todas as questões da sociedade, e cabe aos jovens promover essa participação.

Paola Cannavaro
Enviado por Paola Cannavaro em 26/11/2012
Código do texto: T4006165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.