A solução é o Estatuto
A desigualdade social sempre foi um grande desafio a ser enfrentado em todo mundo, principalmente em países como o Brasil, onde há várias crianças morando nas ruas, pedindo esmolas, ou sendo escravizadas, e são elas as que mais sofrem com este problema.
Isto ocorre por determinados motivos – pais que se arrependeram de ter um filho, falta de dinheiro para que possam o criar, ou até mesmo por crueldade. – Estas crianças vivem sozinhas, sem uma família com carinho que possa ensiná-las o caminho correto a seguir.
No entanto, a Constituição afirma, que é dever do Estado fazer com que os direitos da criança e do adolescente sejam cumpridos, porém, isso não ocorre, pois são discriminados devido ao baixo poder aquisitivo.
Conclui-se, portanto, que seguir o Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser a maneira mais eficaz de resolver essas questões relacionadas a esses direitos. O Estatuto precisa fazer com que suas medidas sejam efetivadas e cobrar do Estado a implantação de medidas públicas para retirar a população infantil e juvenil das ruas, e fazer com que seus direitos sejam cumpridos.