O movimento imigratório no Brasil

O Brasil sempre foi alvo da cobiça de estrangeiros, devido às suas riquezas. No passado inúmeras nações se apoderaram de suas terras e habitaram este lugar, fazendo acontecer a fusão de diversos costumes, raças, etnias e culturas. O que caracteriza a diversidade que hoje conhecemos.

Atualmente o Brasil continua recebendo imigrantes de toda as partes do mundo, entretanto a intenção dessas pessoas hoje não é a exploração e sim, na maioria das vezes, melhores condições de trabalho e posteriormente a melhoria de suas vidas.

O Haiti por exemplo , enxergou o Brasil como solução para os vários problemas causados à sua população pelo terremoto no início de 2010.Uma grande demanda de haitianos veio para cá, nas vésperas do fim de 2011,na esperança de melhores dias. E a exemplo do Haiti, imigrantes de todo o globo terrestre escolhem o Brasil como moradia.

Nessas circunstâncias, a população brasileira deve receber a devida preparação para lidar com essa situação. Políticas de formação devem ser disponibilizadas nas escolas, empresas e até na rua, para que o xenofobismo não ocorra e para que possamos conciliar nossa realidade com a realidade desses povos.

Lauren Annie
Enviado por Lauren Annie em 24/11/2012
Código do texto: T4002897
Classificação de conteúdo: seguro