CRIMES SEM RAZÃO E DESNECESSÁRIOS. (Luc Ramos)

Em trinta anos de carreira, vinte e tantos deles em exercício no Carandiru, a famigerada Casa de Detenção de São Paulo conheci muitos bandidos, gente da pesada, profissionais do crime que segundo eles mesmo afirmavam tinham o “crime no sangue”.

Esses mesmos personagens denominados por si próprios de “ladrão” durante conversas esporádicas que mantínhamos durante o meu plantão, no dia a dia do meu tempo de funcionário fizeram-me acreditar muito em alguns e desacreditar de outros, só que esses em escala menor.

Esses que eu sempre desacreditei eram na época denominados “cabeça de bagre”.

Gente chucra, semi-analfabetos que mesmo na escala do crime jamais chegaram a ser ou representar nada de mais importante na vida marginal; eram meros coadjuvantes, que serviam para fazer o vulgarmente chamado trabalho sujo dos chefões do crime.

Porque estou dizendo isso? É simples! Abro os jornais, ligo a TV ou mesmo na Internet e a noticia é sempre a mesma: Policiais fuzilados por bandidos. Agentes Penitenciários metralhados na saída do serviço.

Bem! Os policiais e os marginais são a própria dicotomia em forma de ação. A lei e a ordem, contra o crime e a desordem.

Não que eu seja a favor desses tiroteios entre policiais e marginais. De forma alguma, mas. quem protege a sociedade contra o crime é a policia, então é natural que aja um entrevero entre essas duas forças. A Lei contra o Crime.

Porém, assassinar Agentes Penitenciários? Vocês sabem qual a função do Agente em um presídio? Pois bem, vou citar algumas sem ordem cronológica apenas para poder exemplificar o que eu quero dizer.

Atribuições do Agente de Segurança Penitenciaria.

1) Cuidar da Segurança e Disciplina dos presos apenados.

2) Efetuar a conferencia periódica da população penitenciaria.

3) Providenciar encaminhamentos para assistência medica dos apenados.

4) Verificar as condições de limpeza das celas e instalações sanitárias para o uso dos

Presos e apenados.

5) Escoltar presos para hospitais, ou Unidades Básicas de Saúde.

6) Executar liberação de Alvarás e Licenças Temporárias.

7) Receber presos, quando da entrega de presos pela policia civil ou policia federal.

8) Atender Advogados e Oficiais de Justiça, quando da solicitação para atendimentos;

De apenados.

Bem, tudo isso sem falar do preso ou apenado que chega em um presídio ou CDP e por ter inimigos na casa, os Agentes providenciam para que ele fique no Seguro, protegendo assim a sua vida.

O Agente do dia de semana e nos dias de visitas recebe o seu Jumbo, atende a sua esposa ou companheira, mãe, pai, filhos de um modo geral e providenciam as suas entradas no Presídio, protegendo os da melhor maneira possível. E mais um milhão de pequenas coisas que um Agente no dia a dia faz para o bem e o beneficio do “ladrão” que foi preso, rodou, ou foi encanado.

Ora! Então esse Agente é seu inimigo? Ou um “cuidador” de ladrão ou apenado.

E vamos esclarecer; o Agente não é policial, ele não anda armado e não troca tiros com bandidos. Os que possuem armas são como qualquer cidadão que tira um porte de arma e a compra para sua defesa.

E se ele o Agente usar a mesma para outra coisa, quem for ou estiver sendo prejudicado por ele, vai a policia e o denuncie.

E também não se podem julgar todos os agentes por causa de alguns que não estejam levando a serio a sua carreira fora ou dentro da Unidade onde o mesmo esteja trabalhando.

Portanto, nóias, ladrões, ou quem quer que sejam.

Os Agentes Penitenciários não são seus inimigos.

Ao contrario, no Presídio eles são os seus Anjos da Guarda.

Por isso revejam essas mortes, que elas são irracionais, sem motivos e de uma burrice monstruosa.

By Luc Ramos.