series profetas pequenos (com reflexões ) parte 1 (a historia de jonas )

A paz do senhor a todos!

A história de Jonas foi uma das mais tocantes da Bíblia, nos fala sobre o amor de Deus.

Quando em Jonas 1:1: Deus diz a Jonas para ir a Nínive e diz: “clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença”. E Jonas Fugiu da presença de Deus e pegou um navio para a cidade de Tarsis sem se identificar que era judeu.

Mas quando o navio saiu, o mar se enfureceu e ninguém sabia o porque. Alguns pensaram que os deuses estavam bravos com eles e começaram a jogar seus pertences (malas, roupas, comida), mas quando um dos navegantes do navio e desce ao porão, advinha quem eles encontram? Jonas! Ele estava DORMINDO!!! Como pode um ser que está “fugindo de Deus” dormir no porão?

Mas o navegante diz para ele: “porque você esta dormindo quando todos estão jogando suas riquezas…roga ao teu Deus para que tenha pena de nós ”. Então Jonas confessa que é judeu e está fugindo do Deus altíssimo e diz para os outros jogar ele no mar que ele se aquietaria. Mas as pessoas estavam com medo de matar um inocente e Jonas disse que tudo isso esta acontecendo por causa dele e se o jogaria sem culpa nenhuma.

Quando o jogaram no mar, Deus fez mais um milagre! Ele fez um grande peixe engolir Jonas por três dias e três noites até que Deus teve misericórdia dele, por ele ter clamado por misericórdia. Então o grande peixe vomita Jonas na praia e diz para Jonas ir para Nínive dizer o que ele tinha falado antes.

Então Jonas foi a Nínive com o seu medo, mas temendo a Deus (mas espera aí, medo do que? Pesquisas dizem que os moradores de Nínive matavam pessoas sem dó e sem piedade e esquartejavam outros povos). Por isso todo o medo de ir pra lá, mas Jonas foi e disse que se eles não se arrependessem, Deus iria destruir Nínive. Mas todos se arrependeram e Deus teve misericórdia deles.

Mas Jonas ficou bravo com Deus por ter voltado atrás e perdoado a eles, mas Deus plantou uma árvore chamada aboboreira, que cresceu da noite para o dia e Jonas ficou feliz por isso e pela sombra que ela fazia sobre ele. Mas Deus colocou um verme para picar a aboboreira e ela secou do dia pra noite e quando o sol feriu a cabeça de Jonas. Mas ele se enfureceu com Deus, mas Deus o repreendeu: você prefere uma árvore ser salva ao invés de pessoas ? “Nínive que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre sua sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?”

Isso nos trás uma bela reflexão? Nos diz que Deus é maravilhoso e ama muito a humanidade, pois ele mandou seu único filho por você! Então eu digo: você que diz que Deus só é amor no novo testamento, você esta enganado, porque ele (Deus) amou o povo de Nínive. Deus teve compaixão do povo de Nínive, pois perdoou seus pecados.

jessé marinho figueiredo
Enviado por jessé marinho figueiredo em 15/11/2012
Reeditado em 20/11/2012
Código do texto: T3986635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.