O PARÁGRAFO DISSERTATIVO 
Desenvolvimento - O parágrafo é um grupo de frases que tratam de um mesmo tópico, por isso, o desenvolvimento deve ser completo e coerente, isto é, cada frase deve se referir, direta ou indiretamente, ao tópico frasal. Para executar essa tarefa, dividiremos em dois grupos de frases:

I. (FPE) Frase Principal de Explanação – é a que desenvolve diretamente o tópico frasal com informação nova ou diferente;
II. (FAE) Frase Auxiliar de Explanação – esta desenvolve diretamente a frase principal e indiretamenteo tópico frasal, ao ajudar a frase principal a torná‑lo mais compreensível. Exemplos:
               
“Quando, às vésperas de uma eleição, um político pseudonacionalista consegue aparecer em um programa de televisão, apresentado em rede nacional, julga, tendenciosamente, que o Brasil é líder da América pobre. Se, por um lado, a difusão do nacionalismo é uma ilusão, pois implica virtuose política, ações menos egocêntricas e ética da cidadania, por outro, a decantada integração cultural do MERCOSUL não ocorrerá se mantidos os moldes atuais, afinal, requer programação, apoio dos governos, boa vontade das partes e muito desprendimento no tocante a esses idílios eleitoreiros de autoprojeção”.
 
Comentários: nota-se que o parágrafo possui uma idéia central – o pseudonacionalismo como máscara para intentar o poder do Brasil sobre os demais países do MERCOSUL – expressa no tópico frasal. Duas FPE criticam essas intenções e duas FAE explicitam os motivos que levam o autor a externar sua dúvida quanto a essa liderança. Pode-se esquematizar o parágrafo assim:
 
TF – Quando, às vésperas de uma eleição, um político pseudonacionalista consegue aparecer em um programa de televisão, apresentado em rede nacional, julga, tendenciosamente, que o Brasil é líder da América pobre.
 
FPE 1. a difusão do nacionalismo é uma ilusão
FAE 1. implica virtuose política, ações menos egocêntricas e ética da cidadania
FPE 2. a decantada integração cultural do MERCOSUL não ocorrerá se mantidos os moldes atuais
FAE 2. requer programação, apoio dos governos, boa vontade das partes e muito desprendimento no tocante a esses idílios eleitoreiros de autoprojeção.
 
Atenção
Se o tópico frasal afirmou que “o Brasil não pode intentar liderança sobre os demais países do MERCOSUL”, devem‑se evitar FPE e FAE que falem das qualidades ou dos defeitos do país. Todas as frases do parágrafo devem referir‑se à incapacidade de liderança do Brasil.

Já se estudou que um tópico frasal tem a função de transmitir a idéia-núcleo do parágrafo e é desenvolvido por duas frases que o expandem: a frase tópico de explanação e a frase auxiliar de explanação. Pode-se afirmar com isso que a forma já foi estabelecida, falta agora o estudo de seu conteúdo. Considerando-se cada tipo de leitura e de explanação dos temas sugeridos, o desenvolvimento deve ser elaborado de acordo com o tipo de tópico frasal indicado na introdução.
 
A. Desenvolvimento por definiçãotrata-se de explicar ao leitor o significado dos conceitos empregados no texto.
(TF) Política é o modo mais seguro de se perder a ética de uma vida em poucos meses. Ao menos é que se vê cotidianamente com políticos que se valem de seus cargos eletivos para atingirem benesses próprias, esquecendo-se de suas promessas de servir à população que o elegeu com a probidade que dele se espera.
 
Comentários:o modo mais fácil de se definir é usar sinonímia. Não se esqueça de que o conceito de sinonímia é estabelecido pela contextualização pois não há sinônimos perfeitos. Para se fazer entender valha-se do processo de identificação precisa do objeto a ser conceituado, delimitando-o dentro da mesma classe à qual pertencem outros similares, ou seja, por mais que lhe pareça óbvio o que pensou dizer, lembre que o leitor não quer compreender suas inferências (deduções e induções); faça-se entender por recorrência (observação, compreensão).
Exemplos:
A.
I. CONCEITO FALHO: A bicicleta é um aparelho de duas rodas.
Pergunte-se: bicicleta é um aparelho? Consoante definição do Dicionário Aurélio Século XXI: aparelho é um “conjunto de mecanismos, de finalidade específica, numa máquina, engenho, etc.”
 
II. CONCEITO PRECISO: A bicicleta é um veículo de duas rodas, constituído por um quadro, montado em duas rodas, alinhadas uma atrás da outra dotado de selim e manobrado por guidom e acionado por pedais.
 
B.
I. CONCEITO FALHO: O livro é um lugar onde se aprende.
Pergunte-se: livro é lugar?
 
II. CONCEITO PRECISO: livro é a reunião de folhas ou cadernos, presos por um dos lados, montados em capa flexível ou rígida.
 
Para se definir com sabedoria:
I. nunca utilize as expressões é quando ou é onde:
ERRADO: Um discurso é quando se lê em público ou se escreve para esse fim.
CORRETO: Um discurso é uma peça oratória proferida em público ou escrita como se tivesse de o ser.
 
II. nunca utilize o mesmo vocábulo que está sendo definido, ou outro dele derivado:
ERRADO: Migrar é quando um migrante migra para determinada região.
CORRETO: Migrar é mudar periodicamente, ou passar de uma região para outra, de um país para outro.
 
III. nunca utilize o preciosismo para definir termo de pouco domínio popular:
ERRADO: A sístole não passa de um tipo de hiperbibasmo contrário à diástole.
CORRETO: A sístole é a deslocação do acento tônico de uma palavra para a sílaba anterior (diástole, para a posterior).
 
IV. apenas utilize definições negativas quando esta for a característica que a distinga:
ERRADO: Um lobo não é um felino, nem um ovíparo, mas um canídeo carnívoro.
CORRETO: Incauto é um sujeito não cauteloso, imprudente.
 
V. não use linguagem figurada para definir:
ERRADO: A lua é refúgio dos amores proibidos.
CORRETO: A lua e o satélite da Terra, cuja evolução em torno desta dura cerca de 27 dias e 8 horas, tempo que igualmente gasta para girar em torno de seu próprio eixo.
 
B. Desenvolvimento por enumeração:trata-se da enumeração de elementos que comporão cada um dos parágrafos argumentativos.
(TF) O aborto deve ser discutido em três níveis: cultural, penal e médico. O primeiro rege o comportamento de cada sociedade; o segundo, a questão da criminalização; e o terceiro, o plano ético.
 
C. Desenvolvimento por comparação ou confronto: trata-se do confronto entre duas idéias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças.
(TF) A vida é um acúmulo constante de experiências, e não um jogo de azar. Os experimentalismos conduzem a erros e acertos, necessários ao aprendizado, enquanto o jogo revela ganhadores ou perdedores; logo, quem aposta na vida pode não ter o que aprender seus ensinamentos.
 
D. Desenvolvimento por razões: durante o desenvolvimento apresentam-se as razões, os motivos que comprovam o que se afirma no tópico frasal.
(TF) As mulheres recebem menos mesmo quando desempenham funções similares aos homens. A principal razão é a ausência do trabalho, autorizada por lei, e sua conseqüente substituição temporária, o que faz com que a folha de pagamento sofra oscilações de pico.
 
E. Desenvolvimento por análise: trata-se da divisão do todo em partes.
(TF) Há três tipos básicos de redação: narração, descrição e dissertação. Enquanto a primeira conta uma história com envolvimento de personagens num determinado tempo e lugar, a segunda trata esse mesmo personagem segundo ótica fisiológica ou psicológica, já a terceira é um convite à reflexão e ao debate das idéias propostas para discussão.
 
F. Desenvolvimento por exemplificação: consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos.
(TF) As novidades trazem à tona medos e inseguranças. Pode-se verificar que os mais velhos revelam insegurança diante de computadores ou aparelhos celulares, necessitando da ajuda dos jovens para executarem tarefas simples como digitação ou discagem.