MUDAR O MUNDO-LIVRO 1

QUEM MUDA O MUNDO

Eu gostaria de passar aos que agora estão vivendo nesse mundo e aos que vierem depois de mim, um olhar crítico construtivo sobre o que é e como viemos desaguar no que hoje chamamos de vida moderna ou sociedade do século 21 ou ainda, comportamento humano nesse início de século. É muita pretensão para um engenheiro tecer esse tipo de análise, pois uma das características atuais é que somente se aceita escritos de quem é “do ramo” , ou seja, para dissecar um assunto temos de ter um vasto histórico acadêmico de doutorado, pós doutorado, pós pós, etc.,etc.. Poucos dos que mudaram o mundo possuíam esses atributos. Jesus era carpinteiro, Einstein não possuía pós graduação, Gandhi era advogado, Buda era príncipe, Maomé era comerciante, Sócrates era guerreiro parte de sua vida, Lincoln não era formado, Allan Kardec era pedagogo, e Hitler era cabo, pintor fracassado e um idiota. E são milhares e milhares de pessoas que mudam o mundo que não possuem os pré-requisitos esperados e exigidos. Devemos lembrar aqueles que mudam a realidade que os cerca, como o cara que monta uma biblioteca em favela, organiza uma orquestra na comunidade, faz surgir um sindicato de catadores de lixo, monta cooperativas, etc. Esse exército de bons espirítos também muda o mundo. E esse universo de gênios, líderes, talentos, bem intencionados, mal intencionados, pessoas comuns e incomuns é que muda o mundo. O que temos hoje é o resultado da ação de todos os que por aqui passaram e deixaram sua contribuição, por mínima que seja, para dar ao mundo a configuração que possui. O que move as pessoas a serem o que são, o que os leva a tomar as atitudes que tomam, e como o conjunto disso tudo muda o mundo para pior ou para melhor, esses são temas mais intrigantes. E o que mais atrai e decepciona nisso tudo é que após séculos de tantos e tantos estudos, a resposta mais honesta é: não sabemos. Não sabemos.

Ninguém na Alemanha nazista sequer imaginou o que viria a acontecer em seu país. Para todos, Hitler era o líder que colocaria e sempre deixaria seu país no topo das nações. Os romanos (na realidade, os judeus) acreditaram que eliminando Jesus estavam livre do seu discurso que, para eles, corrompia a sociedade. Assim foi com Sócrates, Cristovão Colombo, Gandhi, Galileu Galilei, Copérnico, Maomé, etc.. Todos mudaram o mundo acreditando em sua intuição, indo contra tudo e todos que os cercavam. E, evidentemente, muitos confirmaram as expectativas e ajudaram a mudar o mundo. Me pergunto hoje quantas pessoas estão nessa condição, com idéias e visões que podem melhorar nossa sociedade. Para que, então, escrever sobre tudo isso, se essa imensa engrenagem humana vai continuar girando enquanto nossa raça existir. Muito simples: as praias são feitas de uma imensidão de grãos de areia. Quem sabe eu possa colocar um pequeno grão para cada vez mais compreender nossa natureza. Acho uma enorme pretensão, mas sem ousar nunca saberei se o que penso pode contribuir para, pelo menos, chamar atenção para pontos de vista novos.