O desafio de se conviver com a diferença tema 35 enem 2007
O desconforto das pessoas em conviver com a diferença é muito grande ainda; temos como maior exemplo o racismo, também o preconceito xenófilo. A diferença existe para não sermos iguais uns aos outros, somos seres da mesma espécie e temos que respeitar uma a diferença do outro.
O racismo quanto a cor de uma pessoa é a maior dificuldade de se conviver. Está desigualdade vem desda escravidão, onde o branco diferenciava o negro como sendo uma raça indiferente e submissa á sua, consequentemente isto virou uma bola de neve, onde hoje ainda temos este preconceito horrível com o o nosso mesmo.
A xenofobia é o preconceito que se expandiu muito no século XXI com os ataques terroristas no mundo. Os Estados Unidos é o maior exemplo que temos na atualidade, depois da destruição das torres gêmeas o país ficou alerta e os cidadães com medo de qual quer estrangeiro em seu país. Isto está acarretando um novo preconceito com estrangeiros em países.
"O preconceito é a ignorância do ser humano" onde o ser ainda não conseguiu conviver com as diferenças, e acaba por calaminar no medo e ignorância por não aceitar o diferente do que conhece. Ajustiça ja existe para estes tipos de preconceitos, só falta o ser humano deixar de ser ignorante e aceitar a diferencia como algo novo.