Um povo despolitizado?

Ouvimos muito que o povo brasileiro é despolitizado mas, será que essa afirmação é mesmo correta ou totalmente verdadeira? Os eleitores desse país são despolitizados, desinteressados ou estarão desiludidos? E, se eles estão desiludidos com a política, será que não é por uma boa razão? Examinemos bema situação em que todos nós estamos afundados para poder dizer se o brasileiro é despolitizado.

Primeiro, o que nós vemos? Vemos políticos que trocam de partido como quem troca de camisa, que pregam uma ideologia e, quando são eleitos, mudam o discurso e passam a fazer alianças com quem antes atacavam impiedosamente. E não devemos esquecer que muitos, por anos, enganaram-nos, passando uma imagem de austeridade e integridade política para ocultar práticas corruptas. Alguém não lembra de Demóstenes Torres? Depois, em época de eleição, vemos que, não importando as bandeiras que um candidato defende, qualquer lado é capaz de tentar comprar nossos votos.

Além disso tudo, todo político, nas eleições, adota uma postura messiânica. Aparecem como os que vão trazer novos tempos, ser a "mãe do povo", salvar a cidade dos grupos corruptos. Ora, o povo não precisa de um Messias ou de uma mãe. Ele precisa de um administrador competente e honesto. Quando vemos esses candidatos fazendo essas propostas absurdas de tão maravilhosas, perguntamo-nos o que eles pensam. Acreditam que somos todos uns retardados? Que ninguém tem educação política para acreditar em qualquer mentira que se conta?

Bem, desiludidos ou não com os rumos que a política tem tomado em nossa sociedade, é preciso que não deixemos esse sentimento nos transformar em seres passivos e acomodados, ou isso nunca mudará.A postura de cada um pode ajudar a mudar esse quadro de sem-vergonhice escancarada em que se tornou nosso Brasil.