CAMINHAR PELA UNIVERSIDADE DOS PARQUES

A universidade é muito mais do que, salas de aulas, laboratórios, reuniões notáveis, etc. Entre tudo isso que compõe a universidade, está o espaço prazeroso do campus, no qual os alunos encontram tranquilidade, no sentimento de paz e satisfação de estar na universidade.

Este grande e calmo espaço é o lugar onde se questiona o “para que” da existência, não só de formação profissional, mas no desejo de sonhar, de desejar uma humanidade mais otimista e mais consciente. Estar no silêncio dos parques da universidade é acreditar em um futuro mais justo, mais humano, mais alcançado por todos. É sentir no cheiro dos campos verdes o cheiro da liberdade, o universo das possibilidades ou até mesmo das realidades possíveis. Rubem Alves afirma que: “A competência do ser humano não vale muito se o barco em que se navega está afundando”. A competência não está, vinculada apenas na sobrevivência individual, mas com sobrevivência de todos.

Andar pelos jardins da universidade é muito mais do que apenas caminhar, é recuperar a memória, é ter a consciência de que o que mais importa é a educação que todos devem assumir com o próximo.

A competência profissional do universitário está inteiramente ligada ao ambiente em que ele se encontra, pois ao estar em um lugar tranqüilo, o indivíduo além de uma profissão específica, pode refletir sobre questões sócio-culturais que devem ser aprimoradas na universidade.

Caren Michele dos Santos Reis

graduanda em Letras (Vernáculas) Universidade do Estado da Bahia; Campus XXI – Ipiaú-BA.

Caren Michele Reis
Enviado por Caren Michele Reis em 14/10/2012
Código do texto: T3931882
Classificação de conteúdo: seguro