MAIORES IMPOSTOS DE RENDA DO MUNDO
Estima-se, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que o trabalhador brasileiro precisa de quase cinco meses de rendimentos somente para dar conta de todos os impostos federais. É um dinheiro investido pelo cidadão para, pelo menos teoricamente, custear as despesas do governo com saúde, educação, moradia e segurança, entre outros direitos.
E uma das taxas mais significativas para o nosso bolso, sem dúvida, é o Imposto de Renda. Conforme os dados da Receita Federal, o leão brasileiro pode devorar até 27,5% do salário de um funcionário bem remunerado.
Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, existem vários países com uma carga tributária superior à nossa. Um deles é a vizinha Argentina.
Veja a lista dos maiores impostos de renda do mundo. A porcentagem corresponde à parcela salarial entregue pelo cidadão ao governo, ou seja, a alíquota máxima daquele país:
1º Suécia – 58,2%
2º Alemanha – 51,2%
3º Espanha – 48%
4º EUA – 46,1%
5º Japão – 45,5%
6º Chile – 45%
7º Canadá – 43,2%
8º Coreia do Sul – 41,8%
9º México – 40%
10º Argentina – 35%
11º Brasil – 27,5%
Outra diferença crucial, evidentemente, está no fato de que os brasileiros contam com muitos outros impostos para bancar e não possuem retorno em educação e saúde, por exemplo.
Caros leitores, o que pensam a respeito dos impostos brasileiros?