CINCO GAFES CORPORATIVAS
Normalmente, o ambiente de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo útil. Nele, somos obrigados a nos adaptar da melhor maneira possível à cultura da empresa para que o recinto seja tão harmônico quanto possível. A convivência prolongada com os colegas acaba por revelar manias que, com o tempo, podem ser inconvenientes. Por isso, resolvi listar alguns hábitos antissociais que podem ser evitados por todos.
Consulta exagerada ao chefe
Não há problema algum em puxar assunto com o líder para relatar o andamento de suas tarefas. No entanto, quando a conversa torna-se corporativa demais em momentos como o horário de almoço ou bem após o horário de expediente, o funcionário acaba por faltar com respeito à privacidade.
E-mails comprometedores
Alertar um colega a respeito de um erro ou de alguma falta em determinado procedimento é bastante proativo. Mas não seja deselegante a ponto de enviar um e-mail com cópia para o chefe dele ou o chefe comum. Muitas vezes, é melhor chamar para uma conversa franca, sem a necessidade do contato virtual.
O espaçoso
Tem gente que não respeita o espaço alheio. Armários, gavetas e despensas existem para ajudar os funcionários a armazenarem seus pertences, sejam eles pessoais ou da própria empresa. Seja producente com o colega e tenha mente que aquele espaço foi disponibilizado para usufruto de todos.
O workaholic
Alguns podem preferir reservar horas originalmente destinadas ao descanso para trabalhar. Se você gosta do que faz e tem realmente algo a enviar por e-mail que não pode esperar o próximo dia útil, vá em frente. Tenha em mente, porém, que sua atitude poderá ser vista como mera exibição. Não banque o profissional fanático. Soa como adulação e dificilmente seu patrão e colegas aprovarão.
Corretivo público
Esporadicamente o chefe, ou mesmo um colega mais próximo, pode se sentir no direito de fazer uma observação em relação ao desempenho alheio com intensidade, digamos, desproporcional. E, constrangimento máximo, em alto e bom som para todos os funcionários que, muitas vezes, nada têm a ver com a história. Se precisar chamar a atenção de alguém ou mesmo dar uma bronca, evite plateias. Isto pune a pessoa desnecessariamente.