Queria voltar a ser criança
Fui uma criança do interior, de família humilde, 14 irmãos e que morei numa fazendinha singela ,um cantinho acolhedor.
Lá tinha de tudo que uma sertaneja poderia ter: Família boa, trabalhadora, exemplar, religiosa, unida; escolinha para os irmãos e vizinhança; brinquedos feitos com objetos da própria natureza. Alguns alimentos tirados da própria fazenda como sejam: leite, ovos, coalhada, queijo, feijão, milho, batata doce, macaxeira, laranjas, mangas, coco, carnes de galinha, preá, arribaçã, porco, vaca etc.
Meus pais faziam o melhor queijo do sertão, eu adorava comer a rapa do tacho. Tudo era muito simples, mas tinha um gostinho bom.
Brinquei muito com peteca, bonecas de sabugo, cavalo de pau, esconde-esconde, tica-tica, biloca, academia, casinha de bonecas onde fazíamos até comidinhas e arrumávamos a casinha. Não tinha inveja de nada, tudo me deixava muito feliz.
Fui uma criança muito forte em muitos aspectos: saudável, inteligente, de muita força. Eu tinha muitas amizades na própria fazendinha, as minhas priminhas eram as mais cobiçadas.
Vivenciei muitas passagens na vida em comum junto aos pais e irmãos. Aprendi a ler e escrever com minha irmã Almira, na escolinha anexa a minha casa.
Passei momentos de seca no sertão e para sobrevivermos se fazia de tudo. Para alimentar o gado se assava xique-xique,
para ter água íamos muito longe ou tínhamos de cavar cacimbas muito profundas. A roupa era lavada num açude distante de casa. Lembro-me de ter ido ao açude muitas vezes fazendo companhia para as irmãs mais velhas.
Mesmo em dificuldades tínhamos muita união em família e nada era obstáculo para vivermos bem. Todas as noites rezávamos um terço em família. Meus pais faziam questão de repassar aos filhos os ensinamentos morais e religiosos. Por isso somos uma família unida e de bom caráter.
Nos tempos chuvosos era uma festa na fazendo União onde morei quando criança. Sempre que chovia tomávamos banho de goteira, nos riachos, rio etc. Nesta época tudo era mais fácil. A roupa era lavada no Riacho do Queijo, os alimentos colhidos nas lavouras... após a lavagem de roupa sempre tomávamos um bom banho no Riacho do Queijo. Não sei das vezes que fui com meu pai semear as sementes de milho ou feijão quando ele cavava as covas do plantio. Sempre no São João colhíamos feijão e milho verde e fazíamos canjicas, milho assado, pamonhas etc.
Além de tudo isso ainda havia passeios escolares nas casas dos amigos e tudo era muito bom.
Não vou contar tudo porque minha vida de criança tem muito para ser contado e não devo resumi-la numa folha de digitação. Fico com a saudade do tempo ido e vivido com muito amor.
Queria voltar a ser criança para reviver tudo isso e muito mais...
Carinhosamente e com muitas saudades
Mazé