Kalúnia 39 - um jornal de boatos cada vez mais confirmados - Eleição fraudada

Zulcy Borges - jornalista/editor

A eleição do prefeito de Itajubá, ganha por Rodrigo Riêra (PMDB), foi fraudada. Além de compra massiva de votos, houve informação falsa sobre os locais de votação, no jornal Itajubá Notícias que vem sendo sustentado pelo pai do candidato eleito - Sebastião Riêra - junto com outro candidato derrotado Francisco Marques.

Duvido que a "Justiça Eleitoral" vá fazer alguma coisa.

Tanto houve compra de votos em Itajubá que até mesários comentavam para quem tinham vendido seus votos. Além disso,mais de um vereador só pode ser eleito com votos de legenda - claro, do PMDB.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Artigo - Liberdade de Expressão

A polêmica em torno da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa no Brasil e no mundo continua mais intensa do que nunca com a internet, e, infelizmente, cada vez mais irracional.

Como ninguém se entende sobre o assunto ele já chega até o Supremo Tribunal Federal - STF - como acontece com o julgamento da proibição de textos de Monteiro Lobato. Não é no STF que se resolvem polêmicas, assim como o tribunal não vai acabar com a corrupção no país condenando os políticos do Mensalão.

O fato é que quanto mais se discute liberdade de expressão e de imprensa menos se diz o que elas realmente são, ainda mais quando esta discussão redunda de choques culturais e religiosos.

De um lado partem manifestações e ataques que simplesmente atingem expressões e leituras como absurdas ou mesmo selvagens. De outro, os atingidos reclamam, com razão, não terem os mesmos canais para se defender.

Tal diálogo de surdos deveria ser conceituado. Afinal, o que é liberdade de expressão ? O que é liberdade de imprensa ? São liberdades de exprimir e comunicar o que se quer ou

como bem se quer ?

Não se trata de ressucitar o adágio ranzinza : Liberdade com Responsabilidade. Mas fazer um paralelo com a livre-arbítrio, com a liberdade de ir e vir. As duas têm limites naturais explícitos. Assim como não vamos voluntariamente para onde não sabemos se poderemos voltar; existem limites morais para om que se fala e o que se escreve.

Zulcy Borges
Enviado por Zulcy Borges em 09/10/2012
Reeditado em 17/10/2012
Código do texto: T3923413
Classificação de conteúdo: seguro