Desmatamento Amazônico: Lucros e Consequências
A floresta amazônica, além de ser uma paisagem natural exuberante, com formações arbóreas e gramíneas – uma vegetação rica e diversificada –, é também de extrema importância para a economia brasileira, no setor da agroindústria, e para a vida como um todo – devido a seus grandes recursos naturais.
No entanto, o único animal que governa o mundo é o homem; e a mente do homem vai além de sua consciência do que é bom para sua saúde e para o meio onde vive. O homem é ambicioso. Seus olhos são como duas moedas de ouro – visa somente o lucro. E desmatamento gera muito lucro. A destruição contínua do meio ambiente é apenas uma consequência irrelevante, comparada à montanha de dinheiro que o bicho homem recebe em sua conta no banco.
É compreensível, contudo, que o desmatamento é necessário para o comércio mundial; a gravidade está na proporção dessas ações. Desse modo, acabar com o desmatamento não é uma possibilidade; entretanto, é possível amenizar a situação – basta o governo se dedicar mais a essa importante questão, decretando penalidades maiores aos que desmatam em áreas proibidas. Havendo justas punições e uma fiscalização rigorosa, os desmatamentos da floresta amazônica podem diminuir – e muito.