Agir com Cautela

As vezes fazemos coisas das quais nos arrependemos amargamente depois,e isso ocorre, principalmente,por não pensarmos antes de agir.Ficamos muito presos ao momento,ao agora e esquecemos as consequências que algumas palavras mal ditas podem trazer para o futuro.Ok,mas o que isso tem a ver com os professores?Tudo,o professor costuma cometer o erro de achar que o que ele fala ao aluno só valerá para aquele momento,ledo engano,tudo que ele diz ,vai sim,trazer consequências para o amanha desse discente.Se ele disser ao aluno que ele é capaz,que ele pode e vai crescer,futuramente esse aluno vai sentir-se muito mais a vontade para errar,sim errar,pois é com os erros que aprendemos.Mas se o professor,no primeiro deslize desse aprendiz,diz que ele é burro e que nunca conseguirá chegar ao nível dos outros,com toda certeza esse jovem não conseguirá aprender com seus erros futuros.Por isso,ao dizer algo em sala de aula,é preciso mais do que cautela é necessário uma projeção do futuro.É preciso que o docente visualize o peso que suas palavras terão na vida desse ou daquele aluno num amanha muito próximo.

Carol S Antunes
Enviado por Carol S Antunes em 28/09/2012
Código do texto: T3906587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.