Sentar,me acomodar e obedecer...

“Eu tô aqui pra quê?

Será que é pra aprender?

Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?”

Gabriel o Pensador.

Inicio esse texto com os versos criativos de Gabriel o Pensador, não por acaso, o assunto que pretendo tratar é exatamente esse: Finalmente, qual é a função do aluno na sala de aula? É apenas a de sentar, calar e ouvir?Ou a de discutir, interagir e aprender uns com os outros?Sinceramente, não sei. Estamos em pleno o século XXI e ainda não sabemos qual é a real função do alunado nos colégios.Todos os dias,jovens e adolescentes,acordam cedo,saem de suas casas,pegam conduções lotadas rumo a escola,para muitas vezes apenas sentarem-se,para ouvir o professor falar sobre “o quadrado do cateto e da hipotenusa”.Tudo bem,essa informação é muito importante,para que?Em que situação da vida esse jovem vai aplicar esse conhecimento que é diariamente batido nas salas de aula das milhares de escolas do país?Será que não seria muito mais interessante levar esse jovem a discutir e compreender assuntos que sejam de real utilidade no seu dia-a-dia?Eu sei que falar sobre essa questão gera polêmica no meio acadêmico, muitos irão dizer: Tá, e o que devemos ensinar?Essa é uma pergunta pertinente, e tem uma resposta simples: Vocês devem ensinar o mesmo, mas não da mesma forma, ao invés de obrigar o aluno a escrever dez folhas com apontamentos e formulas, o professor pode criar uma aula interativa e criativa, onde o aluno possa descobrir qual a importância desse conhecimento, mesmo que ele não venha a utilizá-lo futuramente, garanto que assim, ele aprenderá muito mais do que amarrado a uma cadeira, com os olhos vidrados num quadro negro.

Carol S Antunes
Enviado por Carol S Antunes em 25/09/2012
Código do texto: T3901249
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.