Estrutura básica do texto dissertativo

Se você tem um tema (assunto) para dissertar sobre ele, você pode seguir estes passos:

A) Crie um tópico argumentativo
(Uma frase curta que contenha a síntese da ideia que você deseja desenvolver no texto. Essa frase deve expressar uma opinião abrangente a respeito do tema)
Por exemplo, se o seu tema fosse “Amazônia”, você poderia elaborar, entre outros o seguinte tópico argumentativo:

A ação do homem na Amazônia, ao longo dos anos, vem acarretando destruição.

B) Selecione três fatos que comprovem o tópico argumentativo
(Os três fatos devem ser apresentados em frases curtas mas completas, com verbo. Cada frase é deve ser uma afirmação a respeito do tópico. Dependendo da extensão do texto, podem ser selecionados mais de três fatos.)
Por exemplo, para comprovar o tópico argumentativo acima, você poderia selecionar, entre outros, os três fatos que seguem:

Fato 1: A atividade predatória das madeireiras não é combatida com eficiência.
Fato 2: As queimadas são uma ameaça constante.
Fato 3: A biopirataria é praticada em larga escala.


C) Elabore a Introdução da redação
(A Introdução será composta pelo tópico dissertativo e os três fatos que o comprovam. Mas na introdução os fatos devem ser apenas citados, e não comentados. Eles só serão comentados nos parágrafos seguintes.)
Por exemplo, a introdução da redação sobre o tema “Amazônia” poderia ser assim:

A ação do homem na Amazônia, ao longo dos anos, vem acarretando destruição, pois a atividade predatória das madeireiras não é combatida com eficiência, as queimadas são uma ameaça constante e, como se isso não bastasse, a biopirataria é praticada em larga escala.

Atenção!
- O parágrafo é formado por frases curtas, para não prejudicar a clareza do texto.

D) Elabore o desenvolvimento da redação
(No desenvolvimento, cada fato deve ser comentado em um parágrafo diferente. Em cada parágrafo, você deve criar um tópico frasal e desenvolvê-lo.)
Por exemplo, o nosso texto sobre o tema Amazônia poderia ter os seguintes parágrafos no desenvolvimento:

Comentando as madeireiras:

Ninguém desconhece que o desmatamento na região aumenta a cada ano que passa, e as empresas madeireiras contribuem bastante para que isso aconteça. Árvores são derrubadas de forma indiscriminada, em prol do lucro de grandes capitalistas, aumentando sobremodo o perigo iminente da desertificação da terra bem como do aquecimento global, que tanta apreensão vem causando à humanidade de uma forma geral.

Comentando as queimadas:
Há também o problema das queimadas de grandes proporções que, de vez em quando, aniquilam incontáveis espécies vegetais e animais. Muitos agricultores, no interior da floresta, utilizam ainda hoje um sistema primitivo de preparação do local para o plantio, lançando mão do fogo para “limpar” grandes áreas. Muitas vezes, perdem o controle sobre esse fogo, ocasionando desastres lamentáveis. Ultimamente grandes latifundiários têm devastado áreas maiores que muitos países da Europa para formar campos de pastagem ou para o cultivo de soja.

Comentando o fato da biopirataria:
Uma terceira questão a ser considerada é o contrabando de espécies da biodiversidade da região para outros países. Trata-se do fenômeno conhecido como biopirataria, que às vezes é praticada em nome da ciência, mas que tem como motivação real a obtenção de lucro, atentando contra a soberania nacional e o equilíbrio ecológico do maior manancial genético do planeta. Na ausência quase total de fiscalização, tendo em vista a imensidão da selva e o intrincado dos rios, os biopiratas têm sido bem-sucedidos em suas investidas.

Atenção!
- Todos os parágrafos têm tópico frasal e frases de desenvolvimento.

E) Elabore a Conclusão da redação
(Na conclusão, você reafirma a ideia do tópico argumentativo que está na introdução e faz a sua observação final. Fazer a observação final não significa usar a primeira pessoa. Evite expressões como “eu acho”, “na minha opinião” etc. a conclusão, assim como a introdução, deve ser concisa, objetiva e clara.)
Por exemplo, poderíamos concluir este texto sobre a Amazônia da seguinte forma:

Em última análise, a região amazônica tem sido vítima da insensatez humana com o passar dos anos. É preciso dar um basta nessa loucura, pois ao agredir a natureza o homem envenena a sua própria vida: a natureza vai se defendendo como pode, mas um dia haverá de cobrar a conta com juros altos. A catástrofe anunciada ainda pode ser evitada.

AGORA VEJAMOS COMO FICOU O TEXTO COMPLETO:

Atentados contra a Amazônia
 
            A ação do homem na Amazônia, ao longo dos anos, vem acarretando destruição, pois a ação predatória das madeireiras não é combatida com eficiência, as queimadas são uma ameaça constante e, como se isso não bastasse, a biopirataria é praticada em larga escala.
            Ninguém desconhece que o desmatamento na região aumenta a cada ano que passa, e as empresas madeireiras contribuem bastante para que isso aconteça. Árvores são derrubadas de forma indiscriminada, em prol do lucro de grandes capitalistas, aumentando sobremodo o perigo iminente da desertificação da terra bem como do aquecimento global, que tanta apreensão vem causando à humanidade de uma forma geral.
            Há também o problema das queimadas de grandes proporções que, de vez em quando, aniquilam incontáveis espécies vegetais e animais. Muitos agricultores, no interior da floresta, utilizam ainda hoje um sistema primitivo de preparação do local para o plantio, lançando mão do fogo para “limpar” grandes áreas. Muitas vezes, perdem o controle sobre esse fogo, ocasionando desastres lamentáveis. Ultimamente grandes latifundiários têm devastado áreas maiores que muitos países da Europa para formar campos de pastagem ou para o cultivo de soja.
            Uma terceira questão a ser considerada é o contrabando de espécies da biodiversidade da região para outros países. Trata-se do fenômeno conhecido como biopirataria, que às vezes é praticada em nome da ciência, mas que tem como motivação real a obtenção de lucro, atentando contra a soberania nacional e o equilíbrio ecológico do maior manancial genético do planeta. Na ausência quase total de fiscalização, tendo em vista a imensidão da selva e o intrincado dos rios, os biopiratas têm sido bem-sucedidos em suas investidas.
            Em última análise, a região amazônica tem sido vítima da insensatez humana com o passar dos anos. É preciso dar um basta nessa loucura, pois ao agredir a natureza o homem envenena a sua própria vida: a natureza vai se defendendo como pode, mas um dia haverá de cobrar a conta com juros altos. A catástrofe anunciada ainda pode ser evitada. 
 
Observe:
- Na introdução constam o tópico argumentativo e os fatos que o comprovam.
- Cada fato é comentado em um parágrafo diferente.
- Os termos em negrito constituem elementos coesivos do texto.
- Todos os parágrafos possuem tópico frasal e frases de desenvolvimento.
- Na conclusão, reafirma-se o tópico da introdução e faz-se a observação final.
- O texto é conciso, as ideias são claras, coerentes, coesas e sem erros gramaticais.


Outro exemplo de texto com a mesma estrutura:
 
 
Manaus e seus problemas
 
     Os habitantes de Manaus convivem diariamente com sérias dificuldades, uma vez que o trânsito é caótico, o sistema de atendimento à saúde funciona precariamente e, ainda por cima, não existe uma política habitacional adequada.
Todos sabem que a cada dia se torna mais difícil trafegar pelas ruas da capital amazonense. Com a facilidade que existe hoje para se adquirir um automóvel, o número de veículos em circulação vem crescendo em larga escala. Só que a cidade não foi preparada para essa nova realidade. Cresceu rápida e desordenadamente nas últimas décadas, sem ruas e bairros planejados para a grande demanda de carros. Isso, somado à falta de preparo de motoristas e pedestres, resultou no trânsito confuso e estressante de hoje.
      A questão do atendimento à saúde é outro problema crônico. Quem precisa de um socorro ou de um acompanhamento médico sente na pele a precariedade desse sistema. Os hospitais, de uma forma geral, são mal equipados e sem profissionais suficientes para o atendimento. As consequências são filas intermináveis, mortes que poderiam ser evitadas, aborrecimentos, e a pior das doenças que é a falta de respeito pelo cidadão, em momentos de maior vulnerabilidade em sua vida.
     Por fim, a ausência de uma concreta política habitacional acarreta dois problemas fáceis de se perceber na cidade: um é a submoradia, com gente morando em locais impróprios, como nas margens dos igarapés, ou construindo casas sem as mínimas condições de conforto, segurança e higiene; o outro é a constante  invasão de terras, de onde nascem bairros sem planejamento, sem saneamento básico, e que se transformam em redutos de marginalidade, outro problema grave da capital.
      Como se percebe, os manauenses são obrigados a enfrentar, no seu dia-a-dia, problemas de difícil solução. É necessário que a população se mobilize para exigir que as autoridades competentes criem as condições necessárias para se poder viver com um mínimo de dignidade.
 
Atenção:
o título do texto deve ser sempre uma frase nominal (sem verbo). Na introdução você não pode afirmar nada, nem expor opinião alguma. O título é a penas a “indicação” do assunto. Por isso, não deve conter verbo nem ponto no final.

Sugestão de leitura:
Para saber mais, leia o livro Técnicas básicas de redação, de Branca Granatic.