Uma Princesa Sem Coroa....
Na Bíblia Sagrada, livro de 2º Samuel 13, vemos o relato de uma triste história. O príncipe Amnom, filho do rei Davi, apaixona-se pela sua irmã, princesa Tamar. Apaixonado como estava, imagino que ele a tratava muito bem, atendendo seus desejos e pedidos. Como príncipe, ele já demonstrava cavalheirismo de forma natural, com Tamar, acredito que essa educação sobressaía, pois seu desejo era agradar-lhe. O interessante é que, ao lermos a história notamos a inocência da jovem princesa que, aceitava os carinhos do irmão mais velho como um meio de amor entre irmãos.
Tamar, certamente, confiava em Amnom. Afinal, ele era príncipe. Era judeu. Conhecia a lei. E, acima de tudo era seu irmão. Não havia motivos para desconfiar. Certo dia, Amnom chama sua irmã para que ela lhe faça um bolo. Naturalmente, ela obedece. Em sua cultura as mulheres serviam os homens da casa. De repente o inesperado acontece. Amnom havia dado ordens para que todos os serviçais saíssem do seu palácio. Ele agarra Tamar e declara suas reais intenções com a princesa. Apavorada ela apela para a razão: Não faças isso, peças a minha mão ao nosso pai e ele lhe dará. Ele não lhe dá ouvidos, tira sua cora, com a impetuosidade de seus movimentos desmancha a longa trança da bela princesa.
Semelhante a um animal selvagem quando vê carne, verozmente começa a despir a princesa rasgando de forma violenta as suas roupas. O jeito que ele a segura faz hematomas em sua delicada pele. A beija sem se importar com o que ela sente no momento. Na mente da princesa certamente passaram os bons momentos que teve ao lado de seu irmão. Não entende porque isso está acontecendo agora. Seria ela a culpada? Chora amargamente. A dor emocional é intensa. A dor física da penetração a faz gritar. Em vão. Ninguém escuta. Não há criados na casa. O rei está longe. Não pode defendê-la. Apenas alguns minutos que se tornaram eternos.
Amnom está saciado. Realizou sua fantasia. Satisfez seus desejos. Agora, a princesa está jogada ao chão. Sem coroa. Semi nua. Apenas alguns trapos pendurados em seu corpo. Seu cabelo emaranhado, graças às mãos impiedosas de Amnom. Suas pernas sujas de sangue. Perdeu a virgindade de modo cruel. Agora que sua genital começava a produzir o líquido necessário para a lubrificação no ato da penetração. Não precisava mais. Amnom não havia esperado por nada. Ela ainda sentia a dor. Porém não se comparava ao dor de sua alma.
Observa Amnom com os olhos molhados de lágrimas, e lhe pergunta, você se casará comigo? Ele, que se dizia tão sedento de amor, a despreza. Sente nojo. Repulsa. Manda que saia de seu quarto. Não quer mais olhá-la.
Ela sai. Envergonhada. Abusada. Sentindo-se um lixo. Desprezada. Uma princesa sem cora. Sem vestes reais. Por dentro ela continuava sendo princesa, mas não se sentia mais assim...
*****************************************************História triste e interessante. Você percebeu que toda essa tragédia aconteceu em uma família real? Não foi um simples plebeu que, trabalhara o dia inteiro e, cansado da vida injusta que levara decidiu abusar da própria irmã. Nem ao menos um pagão, que a fim de agradar deuses da fertilidade usou a irmã como sacrifício. A vítima da história não foi uma mulher que vivia ao seu bel prazer se insinuando para todos que passavam e que era pervertida no grau máximo que se podia chegar na época.
Pelo contrário, o crime hediondo aconteceu no meio da família do Rei de Israel. Na família do Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus. Não deveria ser a família dele a mais estruturada de todas? Além disso, a família de Davi era monoteísta, adorava apenas a Jeová e, ele não pedia ritos de fertilidade. Tamar, até onde sabemos era uma moça pura, que merecia respeito por onde passava. Uma verdadeira princesa. Em todos os sentidos da palavra. Porém, mesmo a família sendo nobre. Mesmo a família sendo judia. Mesmo Tamar sendo totalmente inocente e livre de qualquer culpa, houve um abuso sexual no meio do clã familiar.
Acredito que isso abre os nossos olhos para que entendamos que sermos cristãos, ou abastados, ou fiéis ou inocentes não nos livra de tal situação. O abuso é uma realidade. Quero lhe convidar a palmilhar comigo um caminho longo. Um pouco estreito também. Vamos juntos entender a criação do homem e, como o ser humano chega ao ponto de abusar de alguém. Vamos ainda ver quais sintomas e sinais as vítimas apresentam, conseqüências do abuso e restauração.
E então, está pronto?
(Depois continuo escrevendo ;))