Bullying: precisamos combater

O bullying até então éum problema que existe em muitas escolas do Brasil e do mundo, é um assunto que foi descoberto ainda a pouco tempo, mas esse tipo de violência já vem sendo praticado a algum tempo, uma pesquisa feita pela Abrapia revela que 40% dos jovens e crianças de escolas no Rio de Janeiro já praticaram ou foram vítimas de assédio escolar (bullying).

Esse assédio em escolas chamado até então de bullying ainda não tem a tradução direta para a língua portuguesae outras línguas. O bullying, muitas vezes é ignorado e chamado de "coisas da adolescência" ou "brincadeiras", mas também considerado pelas vítimas de "brincadeiras de mau gosto".

As pessoas, geralmente, estudantes que praticam o bullying procuram pessoas mais fracas ou com algum problema, com a intenção de oprimir as vítimas e obrigá-las a fazerem atividades escolares, xingando-as e excluindo-as de grupos de amizades, para que a vítima se sinta excluída. As reações que as vítimas podem sofrer são: queda do desenvolvimento escolar, baixa auto-estima, ser solitário e quietinho. "É bom ser educado, mas devemos prestar muita atenção nos 'sintomas' do bullying", esse assédio não está presente somente na escola, mas também na vida; nos grupos de "amizades", existem fora da escola agressores e vítimas.

Larissa Raynne
Enviado por Larissa Raynne em 15/08/2012
Código do texto: T3832256
Classificação de conteúdo: seguro