DICAS PARA MELHORAR SUA REDAÇÃO

1- Ater-se ao tema dado.

2- Fazer sempre um rascunho.

3- Ao passá-lo a limpo, observar os erros de concordância, a ortografia, acentuação, pontuação e repetição de palavras, assim como as palavras inadequadas ou gírias e o vocabulário; na dúvida sobre a escrita de uma palavra, use um sinônimo, ex.: percalço (pode ser usado obstáculo ou dificuldade).

4- Ser conciso e coerente. Caso não consiga fazer períodos muito longos, modere-os; leia cada um deles para ver se as ideias encaixam-se, têm sentido.

4- Não ser prolixo (encher linguiça). Ex.: "O menor

abandonado, que é carente e vive sozinho ao relento da noite..."; há muitas palavras desnecessárias.

5- Procure não usar a humildade exagerada, ex.:"Não sei muito sobre o assunto, mas vou expressar a minha opinião"

6- Escrever em 3ªpessoa, pois na 1ª, corre-se o risco

de ser muito subjetivo e repetir muito o pronome pessoal "eu".

Lembre-se: a boa redação deve ter de 20 a 25 linhas e

também conter: introdução, desenvolvimento e conclusão.

7- Seja crítico quanto ao seu texto, se achar que pode melhorá-lo; também procure ser crítico quanto as opiniões, consciente de seu papel na sociedade.

8- Não seja radical; se o assunto for político, não use, por ex.:"Todos os governantes deste país são omissos e inoperantes".

9- Não use frases feitas, clichês, ditos populares ou

termos vulgares, porque empobrece o seu texto; caso use um pensamento de algum scritor ou artista, utilize-o entre aspas, depois poderá comentá-lo, prncipalmente se ele for adequado ao assunto abordado, é enriquecedor.

10- Procure, nas exemplificações, demonstrar que tem leitura, principalmente do mundo, sabe aproveitar a oportunidade para expor suas ideias, argumentando com conteúdo e assunto pertinentes aos temas sugeridos.

11- A conclusão sempre é um complemento da introdução, com outras palavras, reitrando o seu ponto de vista.

12- Saiba que a prática é a melhor maneira de melhorar a sua redação e que o professor não ensina, apenas auxilia o aluno a fazer o seu texto.

Obs: Caso não tenha ido bem em sua última redação, não

desanime,isto é um aviso e um alerta do professor para que se dedique mais, afinal, não é todo dia que estamos inspirados e temos facilidade em redigir, mais vale o esforço e o interesse em demonstrar seu desempenho.

Marlene Couto
Enviado por Marlene Couto em 10/08/2012
Reeditado em 13/08/2012
Código do texto: T3822860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.