Kalúnia 14 - Um jornal de boatos confirmados - Cachoeira/Civita/Collor

Enquanto a CPI do Mensalão vai dando chabú; e as dos mensalões mineiro e do DEM nem acontecem. A do Cachoeira está respingando até no todopoderoso presidente do Grupo Abril - Roberto Civita. Já não era sem tempo.

------------------------------------------------------------------

-Será que o Congresso resolveu funcionar ? Pois não é que o Senado aprovou, ainda, a volta da exigência de diploma para jornalista. Pelo menos é o pode-se ler na segunda notícia abaixo.

Zulcy Borges : jornalista editor-chefe

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

CPMI de Cachoeira votará convocação

de jornalista e presidente da Abril

Redação Comunique-se

- O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou nessa terça-feira, 7, que colocará em votação as convocações do presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, do jornalista Policarpo Júnior, diretor da sucursal da Veja em Brasília, e do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O pedido foi feito pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).

Segundo Collor, o procurador e a revista Veja davam cobertura ao esquema de Cachoeira. O senador chamou a revista de ‘quadrilha’ e cobrou a convocação de Policarpo e Civita, que também é dono do Grupo Abril. As informações são das Agências Câmara e Senado.

Collor afirmou ainda que Gurgel chantageou por dois anos o ex-senador Demóstenes Torres (GO), e “segurou” o inquérito da Operação Vegas para influenciá-lo. Com o mandado cassado pelo Senado, Demóstenes foi um dos principais acusados de envolvimento no esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira.

O jornalista Policarpo Júnior aparece nas escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal e é apontado como autor de um dossiê utilizado na tentativa de chantagem ao juiz federal Alderico Rocha Santos, de Goiânia. O Comunique-se entrou em contato com a Abril, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

--------------------------------------------------------------------

PEC dos Jornalistas é aprovada no Senado

Redação Comunique-se

- O Senado aprovou nessa terça-feira, 7, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatório o diploma de curso superior para o exercício do jornalismo. Com 60 votos a quatro, a proposta do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), visa neutralizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em junho de 2009 revogou a exigência da formação. A PEC será encaminhada à Câmara dos Deputados e terá que ser aprovada novamente em dois turnos.

A chamada “PEC dos Jornalistas” estabelece que a profissão só pode ser exercida por “portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação". De acordo com o texto, são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma no período anterior à mudança prevista pela PEC.

Segundo informações da Agência Senado, de 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011 foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF.

Durante a votação, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) lembrou que o STF julgou inconstitucional a exigência do diploma. "Em nome da liberdade de expressão e da atividade jornalística, que comporta várias formações profissionais, sou contra essa medida", declarou.

Em contra partida, o senador Valadares afirmou que a falta do diploma só é boa para os grandes conglomerados de comunicação, que poderiam pagar salários menores para profissionais sem qualificação. "Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha formação", declarou.

waldemirbarretoagenciasenado

PEC dos Jornalistas foi aprovada no Senado nessa terça-feira, 7

(Imagem: Waldemir Barreto/ Agência Senado)

Zulcy Borges
Enviado por Zulcy Borges em 09/08/2012
Reeditado em 09/08/2012
Código do texto: T3821198
Classificação de conteúdo: seguro