Dança o que?

Fui à um espetáculo na casa histórica de teatro do município de Natal. Festival nacional de dança contemporânea.

Entro, bebo uma água, reparo nas pessoas e, depois, sento-me na confortável poltrona em busca de conforto para a alma também!

Começa, então, o espetáculo!

Todos desligam seus celulares e o burburinho vai diminuindo até que escutamos apenas as passadas nos bastidores da peça.

Começou...

A expectativa é grande, tanto para conhecer esse tipo de dança como pera ver o espetáculo.

A música começa e dois rapazes entram no palco... Muito estranho, pois um deles se joga no chão e ao invés de "dançar" mexe-se convulsivamente enquanto o outro começa a pular, mais uma vez estranho!

Até que um paralisa enquanto o outro se levanta, troca a música e um deles corre ao encontro do outro pula em seus braços e volta a convulsionar...

[Esqueci de ler o livrinho que me deram sobre a peça... Droga!]

Vai se desenrolando a peça num descompasso de cenas incompreensíveis, numa mistura de loucura e despudor. Roupas transparentes, um tirando a roupa do outro, caindo no chão e se agarrando.

Disseram-me que era dança... Putz, concordo que a dança é a arte da comunicação corporal.

Sentem lá e tentem compreender dois homens nus durante a encenação e 40 minutos observando um grupo de artistas pulando.

Me sinto uma telespectadora retrograda, praticamente representante do público que vaiou a semana de arte.

É isso que as pessoas conservadoras fazem diante do "novo" e inesperado... Vaiam, criticam ou ignoram!

Falo isso, porque vi um grandioso evento ser proferido nos quatro cantos da cidade e acabar encontrando apenas algumas poucas pessoas, provavelmente do ramo, para prestigiar a apresentação.

Essa dança busca algo de tão profundo que não nos permitiu pensar sobre ela, ficamos no vazio da observação, admirando apenas os paetês e movimentos incomuns do show.

Parabéns aos dançarinos que vivem a propagar a arte, ainda que incompreendida por mim e por 90% da população.

TMEDEIROS
Enviado por TMEDEIROS em 07/08/2012
Código do texto: T3817610
Classificação de conteúdo: seguro