O CHAPÉU

A história do chapéu é antiga. Dizem que na Mesopotâmia, alguma coisa lá pelo ano 3.000 a.C, esse acessório já era usado para proteger a cabeça do sol. Isso eu descobri no Google.

No México usam chapéus enormes que protege não só a cabeça, mas o corpo todo.

Antigamente, tirar o chapéu quando uma dama passava, era sinal de respeito. Hoje tal gesto pode ser interpretado como assédio sexual.

Até dias atrás tinha um programa na TV que se chamava ‘Para quem você tira o chapéu?’, que acabou sendo tirado do ar em razão de alguns entrevistados admitirem tirar o chapéu para personalidades como Paulo Maluf e Carlinhos Cachoeira.

Os chapéus famosos, pelo menos aos brasileiros, são os de Santos Dumont e Lampião. Mas tem quem lembre o chapéu de Napoleão Bonaparte que mandou fazer para impressionar a esposa de um de seus ministros que adorava homens de chapéus da mesma forma que amava colocar chapéu de touro na cabeça e seu marido. Minha irmã mais velha que está me ajudando nessa redação disse que é para tirar essa parte.

Atualmente no Brasil um cantor de dupla sertaneja usa chapéu - muito caro, por sinal, o outro não. Com certeza o que usa chapéu está devendo muito na praça e não quer ser reconhecido.

Anos atrás se conhecia quem era fazendeiro mesmo pelo tamanho do chapéu - quanto maior, menor a fazenda.

Hoje conhecemos alguns deles pelo boné vermelho tendo como logotipo três letras.

Quase todos os presidentes um dia usaram chapéus. Alguns famosos também. Menos Pelé e minha irmã não sabe dizer por quê.

Jesus Cristo também nunca usou chapéu, ou nunca permitiu que tirassem fotografia dele usando chapéu. Eu acho que ele tinha medo de ser confundido com Bin Laden.

Sempre que alguém vai para a mata usa chapéu porque lá os pássaros fazerem sujeira cabeças deles.

Acho que a professora vai me dar um zero por essa redação, já que seu marido não é careca, nem fazendeiro, nem famoso e usa um chapéu muito feio.

Mas convenhamos, chapéu em cabeça feminina é outra história. E pretendo fazer uma redação, se minha irmã ajudar de verdade, sobre isso brevemente. Ah. o namorado da minha irmã tem uma cabeça brilhante. É careca e quando chega aqui em casa tira o chapéu. Mas a mamãe disse que não é para a gente rir nem fazer comentários sobre isso.