A Duvidosa Autoestima do Povo Brasileiro

Afirmar que o Brasil é um país de autoestima, levando em consideração o significado da palavra no dicionário Houaiss, nos traz pensamentos duvidosos: o Brasil valoriza sua cultura decadente e perdida com o tempo? O povo brasileiro se contenta com o valor absurdamente baixo do salário mínimo, com os poucos investimentos em saúde e educação, com as taxas de desemprego cada vez maiores? O cidadão brasileiro confia em seus atos e julgamentos ao eleger um prefeito, um vereador, um presidente?

A verdade é que a maioria dos brasileiros não são felizes com seu país, no entanto, não tomam providências para ajudar em sua melhoria. Escolhem aceitar a vida que levam. Nas palavras de Camões, é um contentamento descontente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, os brasileiros consideram seu país um lugar bom e ótimo para viver. Por quê? Porque eles não têm escolha. Desde pequenos, os brasileiros são condicionados a não enxergar a corrupção e todo o lado ruim do país, e sim adorar o futebol, o funk e o carnaval de sua nação. Os brasileiros não conhecem a política e o estilo de vida em outros países, assim como não conhecem sua própria capacidade de melhorar o Brasil.

Se o povo brasileiro passasse menos tempo assistindo futebol, e mais tempo estudando política e investigando o histórico dos candidatos às eleições, o Brasil talvez não fosse um país melhor, mas teria um povo mais vivo e antenado, com a autoestima muito mais forte, ao invés de marionetes felizes manipuladas pelo governo.

Felipe Costenaro
Enviado por Felipe Costenaro em 15/06/2012
Código do texto: T3725591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.