Os jovens e o exercício da cidadania
O jovem perdeu o interesse pela participação eleitoral? Por quê?
_________
Não que seja desinteresse pela participação política, mas a opinião que muitos jovens têm é o fato de não possuírem poder de movimentação para que alguma coisa mude. Isso não está correto pois o poder de decisão está nas mãos de todos.
Participar do sistema eleitoral é muito relativo entre os jovens de 16 a 18 anos, muitos não falam muito sobre o assunto, outros o desconhece, o que contribui para que o envolvimento com o destino do país esteja cada vez mais distante. A preocupação maior é quando esse voto for obrigatório, o estudo prévio do exercício da cidadania passa a ser equivocado ou inconsciente. Votar por votar, de certo modo é irrelevante.
É necessário que o motivo pelo qual o voto é exercido não seja simplesmente por ser obrigatório, a consciência que muitos criam ao exporem que esse é um problema sem solução não justifica a prenuncia de que todos os políticos são corruptos. A imagem que passa é de jovens frustados e sem perspectivas para o futuro.
Portanto, a motivação maior para despertar o interesse pela participação eleitoral nos jovens é mostra-los o poder de movimentação que possuem, a fim de prevalecer a importância da cidadania ao eleger um representante na política brasileira.