Pequenos Infratores
Repercutido na mídia, as infrações cometidas por crianças e adolescentes é um grande problema no Brasil, é sempre discutido em cenário nacional, pois além desses jovens serem o futuro do país, esse assunto relaciona a vários outros problemas sociais, tais como : falta de escolaridade e ausência familiar.
Em Pernambuco, os altos índices de adolescentes com envolvimento em ações ilegais preocupam a sociedade, de acordo com a Promotora de Vitória de Sto. Antão, Vera Rejane “ 90% dos atos infracionais cometidos por adolescentes ocorreram em virtude do envolvimento daqueles com drogas, tanto o uso como o tráfico de entorpercentes”.
Recentemente, os governos estão tentando implementar uma política para que os jovens paguem pelo que fizeram através de prestação de serviços comunitários e de liberdade assistida, que são medidas socioeducativas em meio aberto, pois tais medidas se mostram eficazes para evitar a reincidência.
Todavia, não basta impor serviços e compromissos aos jovens é necessário o apoio familiar que em alguns casos depende da orientação do governo e a vontade do menor de idade.