A Realidade Literária no meio Populacional

É triste saber que as pessoas não veem como elas estão, não sabem o que estão se tornando, ao ponto de se tornarem pessoas desprovidas do conhecimento, pela falta de interesse como um todo. Invisível é o conhecimento que elas abrangem em si próprias, desmoralizando a perpetuação dos estudos literários, buscando apenas aquilo que da prazer; de certa forma, buscam o lazer.

Segundo a pesquisa realizada pelo instituto Pró-Livro, cerca de 55% dos brasileiros leram pelo menos um livro no decorrer de três meses, conforme a pesquisa, o índice de leitura dos brasileiros é de 4,7 livros por habitante ao ano. Por muitos, esse valor é considerado alto, mas em relação a países como a França em que esse índice chega à 11 livros e a Suécia que chega à 15 livros, o Brasil ainda tem muito que trilhar literariamente.

Apesar da quantidade ser relativamente baixa, ela cresceu muito nos últimos tempos, dando-se esse aumento no índice de leitura, aos investimentos feitos em projetos de educação e de cultura, mas, o déficit de leitura existe e ele é muito alto, pois na própria pesquisa foi informada que 35% das pessoas entrevistadas que disseram que tinham lido um livro, citaram a leitura como uma atividade realizada nas horas vagas, enquanto que as outras pessoas que também leram pelo menos um livro, preferem ouvir música ou assistirem televisão, ganhando até mesmo para o tempo de descanso, além de que muitos leem apenas para cumprirem com seus deveres acadêmicos ou por exigência escolar.

A conclusão que se pode tirar desse feito é que, a população brasileira não possui grandes interesses na leitura, ocasionadas por uma vida desleixada. Uma outra conclusão é que a leitura para alguns é considerada como uma forma de lazer, mas que para outros, é considerada como exigência escolar ou acadêmica.