Historieta: Felisbina e a nova fase... (Capitulo VIII)

Felisbina não tinha mais o que aprender em sua pequena currutela, então pediu a mãe para ir estudar na cidade, pois sonhava em chegar a universidade.

_ Minha filha, você tem é que arrumar um bom marido. Disse a mãe.

_ Eu quero estudar, desejo aprender mais...

_ Pra que isso?

_ Para saber de coisas que não sei!

_ Você vai é ficar igual ao filho do seu Genaro, que ficou louco de tanto estudar.

_ Mãe, por favor! Pediu Felisbina.

Depois de alguns dias, a mãe de Felisbina falou com sua comadre dona Francisca, que era uma fazendeira boa e muito estimada na região. Dona Francisca também era mãe de Alice que morava na cidade grande e que encontrava dificuldades para achar uma pessoa boa e de confiança para fazer os trabalhos de casa, ou seja, ela precisava de uma boa empregada e o pedido de Felisbina era uma grande oportunidade.

_ Diga para Felisbina que se ela quiser morar com Alice, trabalhar e estudar, que ela venha falar comigo, que eu levo ela para a cidade e a matriculo na escola, certo? Falou dona Francisca.

_ Comadre isso seria ótimo! Eu ficarei tranqüila e você também, pois Felisbina sabe fazer de tudo e pode aprender, ela é muito esperta.

_ Então combine tudo e pegue os papeis para que eu possa matriculá-la lá na cidade.

Poucos dias depois Felisbina se instalava no quartinho de empregada no apartamento imenso de Alice na cidade.

Ela foi matriculada em uma escola próxima e podia ir e vir a pé, sem nenhum gasto adicional.

No primeiro dia Felisbina reparou a sujeira do lugar e Alice ao sair pela manhã disse:

_ Quero tudo limpo como um brinco.

Assim que chegou viu Felisbina em pé ao lado da mesa limpando um punhado de brincos e foi logo perguntando:

_ O que é isso?

_ Eu limpei tudo e achei os seus brincos perdidos.

Alice olhou em volta e viu que tudo estava arrumado e que sobre a mesa havia vários brincos que ela achava que havia perdido fora do lar, e ao entender o engano caiu na risada.

_ O que há? Perguntou Felisbina.

_ Eu disse para você “limpar tudo como um brinco”, que quer dizer deixar tudo brilhando. Nova crise de risos. Mas obrigada por achar os meus brincos.

_ Eu entendi que era para procurá-los.

_ Tudo bem!!!

Continua...