PREVINIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO

A ousadia de quem pratica a violência vem superando a idéia de valorizar o próximo, querendo ou não, estamos expostos a tudo que origina esse mal. Impossível estar atualizado sem expressar a indignação dos acontecimentos diários que nos cercam. Entre roubos, seqüestros, assassinatos, comercialização de drogas, a diversificação de como o fazem e como o planejam, por um objetivo que sobre sai a qualquer costume ou valor pessoal. “Tudo por dinheiro”, muito dinheiro.

A repercução que a violência causa em nossas vidas, nos torna prisioneiros de nossas próprias residências, escolas ou mesmo no trabalho, com seguranças contratados, alarmes, cercas elétricas, grades, portões e muros altos, e outros afins. Estamos cada vez mais nos esquivando da possível solução do que praticar o dever de combater essa questão. Onde está o foco desse problema que faz o ser humano fugir de seu convívio na sociedade? Uma das respostas pode fluir da educação, onde tudo começa na vida do individuo, a instrução, a cultura, bons costumes, a religião, como um legado de família, seguido da escola, acompanhamento na formação psicológica de cada um.

Combater a violência propriamente dita, a tentativa de remediar depois de ocorrida não tem sucesso, o que vale mesmo é prevenir, mais segurança nas ruas, mais espaços nas cadeias públicas não resolvem o problema, deve se pensar que, antes de prender o indivíduo que já cometeu o delito, formar uma humanidade melhor em casa, tendo como exemplo nossos filhos. Daqueles que já não se salva nada, a saída mesmo é se proteger. Daqueles que ainda há salvação nos cabe auxiliar na educação. Pois até nas escolas de primário se encontram os que praticam homicídios.

Ainda que sejamos os responsáveis pela formação da sociedade, que de fato somos, a realidade nos remete a fuga do problema, assim a instrução do ser humano pode não ser uma solução definitiva, porém o começo de um caminho a ser trilhado.

Gisa Franzon
Enviado por Gisa Franzon em 26/04/2012
Código do texto: T3634566